C-130 Hércules realiza missão de  combate aos incêndios florestais no Chile

O primeiro dia de missão foi realizado nesse sábado (11/02)

Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas

Na manhã desse sábado (11/02), a aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a primeira missão de combate aos incêndios florestais que atingem a cidade de Concepción, no Chile, zona centro-sul do país. Nesse primeiro dia, foram feitas cinco decolagens e o lançamento de 60 mil litros de água.

No momento, estima-se que há mais de 300 focos de incêndio, com mais de 40 mil hectares queimados. Foram registradas 26 mortes, mais de 1.200 feridos, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas, além de mais de 270 mil hectares comprometidos. Há ainda um novo “alerta meteorológico”, devido ao calor extremo nas regiões Maule e Ñuble.

C-130 Hércules

A aeronave operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System) e tem capacidade para transportar 12 mil litros de água. O equipamento, que pesa 770 quilos, conta com dois tubos que projetam água pela rampa traseira do avião a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros). 

Fotos: Esquadrão Gordo

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter