Aviação internacional registra mais de 14 mil movimentos aéreos em dezembro de 2025

Relatório comparativo do DECEA aponta que os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Galeão lideraram a movimentação no período

Denise Fontes / DECEA

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), divulgou o relatório comparativo de tráfego aéreo referente ao mês de dezembro de 2025, elaborado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização subordinada ao Departamento. Os dados indicam que a aviação comercial internacional manteve uma trajetória consistente de expansão, consolidando o crescimento do setor ao longo do último ano.

Em dezembro, esse movimento se estabeleceu com o registro de 14.611 movimentos, entre pousos e decolagens, representando um crescimento de 9,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a aviação comercial doméstica, cresceu 2,2%. Segundo o levantamento, esse desempenho foi concentrado, principalmente, nos aeroportos de Guarulhos (SBGR), Galeão (SBGL) e Brasília (SBBR).

Com 26.469 movimentos, o Aeroporto Internacional de Guarulhos ficou em primeiro lugar, seguido de Brasília (13.556) e Galeão (12.388), que mantêm papel estratégico na malha aérea internacional brasileira. 

O resultado reflete a sazonalidade típica do mês de dezembro, o aumento da demanda turística e a intensificação das operações internacionais, especialmente nos principais hubs.

“O relatório permite monitorar continuamente a aviação, ter informações detalhadas, além de fortalecer nossa capacidade de previsão e prognóstico, garantindo a segurança e a eficiência das operações aéreas”, ressaltou a Chefe da Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, Major Aviadora Naiara de Senna Pereira.

Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo

O Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo faz parte de um conjunto de produtos do CGNA que contém informações relativas às operações nos principais aeródromos nacionais, tendências e suas principais características. O relatório está disponível no Portal Operacional do CGNA e no site Performance do SISCEAB.

Fotos: Fábio Maciel e CGNA / DECEA

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter