ALADA: O futuro do mercado espacial no Brasil

Empresa pública nasce para estruturar e impulsionar as operações comerciais no país

Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria

A criação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil, a ALADA, como entidade pública, representa um passo decisivo para a exploração do Brasil no mercado espacial global. Com a missão de estruturar, impulsionar e gerir a prestação de serviços nacionais relacionados ao segmento espacial, a ALADA surge em um momento estratégico, a partir da Operação Spaceward. A iniciativa prevê, entre os dias 17 e 22 de dezembro, o primeiro lançamento comercial de um foguete, o HANBIT-Nano da empresa sul-coreana Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

Instituída para fortalecer o Programa Espacial Brasileiro (PEB), a Alada vai promover a capacidade técnica já existente no país de maneira atrativa às empresas privadas nacionais e internacionais, conectar a infraestrutura de lançamento da União – o Centro de Lançamento de Alcântara, no MA, e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no RN – às demandas do mercado. Como resultado, a entidade espera ampliar oportunidades de investimento no setor, fomentar o desenvolvimento tecnológico brasileiro, impulsionar a base industrial do segmento e gerar oportunidades de emprego e renda.

“A ALADA, ao assumir essas atividades para o futuro, focará em estabelecer parcerias comerciais competitivas que valorizem a qualidade, a segurança e a localização privilegiada dos centros de lançamento brasileiros para as próximas missões”, explica o Assessor para implantação da ALADA, o Coronel Aviador Erivando Pereira de Souza.

A Alada e o 1º lançamento comercial do Brasil

A Operação Spaceward simboliza um novo momento para o setor. Conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a missão demonstra a maturidade operacional do Brasil no setor espacial.

Ao estruturar o mercado espacial brasileiro, a empresa traz como iniciativa projetar o país não apenas como operador de lançamentos, mas como plataforma estratégica para negócios espaciais e geração de renda em um ciclo virtuoso para o país.

“A Operação Spaceward é um marco histórico para o Brasil, consolidando nossa entrada no mercado global de lançamentos comerciais. A partir de agora, a ALADA será a principal responsável pela prospecção de mercado, negociação e gestão dos futuros contratos, atuando como a ponte que facilitará o acesso de empresas privadas à infraestrutura de lançamento da União, garantindo continuidade e expansão dessas oportunidades comerciais para o país”, completa o Presidente da ALADA, Sergio Roberto de Almeida.

Operação Spaceward

Operação coordenada pela FAB em parceria com a AEB para lançamento do foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, a partir do CLA, no Maranhão (MA). A iniciativa é conduzida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Como resultado do edital de chamamento público lançado pela AEB em 2020, a Innospace foi selecionada para operar no CLA e assinou contrato com o Comando da Aeronáutica em 2022. O foguete HANBIT-Nano transportará cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.

Fotos: CECOMSAER

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