Search
Close this search box.

Academia da Força Aérea ministra Instrução de Salto de Emergência

151 Cadetes do Primeiro Esquadrão participaram do treinamento para abandono de aeronave em voo de forma segura

Agência Força Aérea – AFA, por Tenente Nathalia Pandini

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, no período de 11 a 24/03, a Instrução de Salto de Emergência (ISE) para 151 Cadetes do Primeiro Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER), Turma Uiraçu, dos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. Após concluírem com aproveitamento a Instrução, os Cadetes receberam o Distintivo de Paraquedismo, na quinta-feira (04/04), em cerimônia militar presidida pelo Comandante da Academia, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo.

A atividade é obrigatória a todos os militares que estão em formação na Academia e tem o objetivo de capacitar o futuro Oficial para situações de evacuação emergencial de uma aeronave militar em voo com segurança.

Durante a semana que antecedeu o salto, os Cadetes receberam instruções teóricas e práticas, como exercícios dos procedimentos a serem realizados dentro e fora da aeronave, treinamento das técnicas de salto, saída da aeronave e chegada ao solo. Todas as atividades foram conduzidas por militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) – o PARA-SAR, militares paraquedistas da AFA, sendo coordenada pela Seção de Instrução Militar do CCAER.

O Comandante do CCAER, Coronel Aviador Allan Domingues de Mendonça, destacou a importância da realização da atividade na formação do futuro Oficial. “Para atingir esse grande objetivo, vocês demonstraram coragem para encarar o desconhecido, esforço para vencer suas limitações e espírito de corpo para suplantar os obstáculos que não resistem à força da união de verdadeiros irmãos de farda”, afirmou.

No final de uma semana de treinamentos intensos, os Cadetes ficaram aptos a realizar o salto em voo, em zona de lançamento situada no interior da AFA a partir de uma aeronave C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça – com o apoio de uma aeronave C-95 Bandeirante do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3°ETA).

Fotos: AFA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter