Aviação do Exército realiza Operação Ricardo Kirk 2

Três Forças, um objetivo: operar de forma conjunta em situação de guerra, por helicópteros, com o uso de óculos de visão noturna. Esse foi o objetivo da Operação Ricardo Kirk 2, atividade combinada da Marinha, do Exército e da Força Aérea, realizada entre os dias 4 e 15 de julho, no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté.

As atividades ocorreram em duas fases. A primeira semana de preparação teórica e prática foi realizada no forte Ricardo Kirk. Já a fase de operações ocorreu nos municípios de Caçapava e Cachoeira Paulista, entre 11 e 15 de julho.

Também integraram o exercício militares do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) e da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (12ª Bda Inf L Amv).

Ricardo Kirk 1

Sob coordenação do Ministério da Defesa e do Comando de Operações Terrestres, em agosto de 2021, foi realizada a primeira Operação Ricardo Kirk, com a participação das três Forças Armadas. Na oportunidade, os militares compartilharam e padronizaram procedimentos em helicópteros modelo H225M, projeto estratégico do Ministério da Defesa.
 

Curso de Piloto de Combate executa simulação de conflito armado complexo e moderno

O Curso de Piloto de Combate (CPC) é um curso de extensão, destinado aos oficiais que já possuem o Curso de piloto de Aeronaves (CPA), visando ao comando de seções, pelotões e esquadrilhas de helicópteros, no cumprimento de missões de combate, apoio ao combate e logística no âmbito da Aviação do Exército (AvEx).

Com duração de 14 semanas de intensas atividades, os oficiais alunos participam dos mais diversos módulos de instrução: Navegação Tática, Maneabilidade de Fração de Helicópteros, Emprego Tático da Aviação do Exército, e, Planejamento e Execução de Operações Aeromóveis.

Além da pesada carga teórica, os alunos executam as principais operações aeromóveis desenvolvidas pela AvEx em combate, das quais se destacam o Assalto, o Ataque, a Segurança e o Reconhecimento Aeromóvel. Também são planejadas e estudadas missões de Garantia da Lei e da Ordem.

Durante todo o Curso são executadas duas operações em contextos que simulam um conflito armado complexo e moderno: uma delas, a Operação Vale do Paraíba, empregando aeronaves dos diversos modelos da AvEx, e a segunda, a Operação Final de Curso, empregando simuladores denominados Flight Training Device (FTD), momento em que os discentes têm a oportunidade de terem suas capacidades de decisão e liderança testadas pelos mais diversos cenários e condutas impostos pelos modernos simuladores.

O CPC entrega à Força, oficiais motivados e altamente preparados para comandar e, acima de tudo, liderar frações dos meios aéreos que compõem as Asas da Força Terrestre.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter