FORPRON – Força-Tarefa Aeromóvel Bandeirante se prepara para o Exercício Aratu V

Comando Militar do Sudeste
Março 2022


Taubaté (SP) – Militares da Aviação do Exército (AvEx) e da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) participaram, no dia 7 de março, de um apronto operacional para o Exercício Aratu V, que ocorre até o dia 18 de março em Três Corações (MG).

Apronto operacional é a condição de preparo em que uma organização militar terrestre está pronta para ser empregada em missão de combate, com todo o seu equipamento, armamento, viaturas, munições, suprimentos e demais fardos de material.

"Cada vez mais a gente enxerga o fato que precisamos de Forças Armadas ágeis, capazes, profissionais, adestradas e com recursos compatíveis com os desafios que temos no nosso Brasil. Esta atividade é importante para mostrar ao Brasil, para o nosso povo, que nós temos condição de atuar rapidamente com este poder de combate, com esta projeção de poder, em qualquer ponto do território nacional", disse o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Vinte e duas aeronaves foram empregadas no apronto. "A AvEx se constitui no módulo especializado da Força de Prontidão que, fruto do seu adestramento continuado, está pronta para ser empregada a qualquer momento, para cumprir qualquer missão", explicou o Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Ricardo José Nigri.

Juntas, a 12ª Bda Inf L Amv e a Brigada Ricardo Kirk compõem a Força-Tarefa Aeromóvel Bandeirante. "A combinação da força de helicópteros com a tropa de Infantaria Leve é a tropa com maior projeção de poder de combate do Exército Brasileiro, utilizando seus meios orgânicos", afirmou o Comandante da 12ª Bda Inf L (Amv), General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter