Aviação do Exército segue no combate ao fogo na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira

Militares da Aviação do Exército prosseguem no apoio ao trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, de brigadistas do ICMBIO e de voluntários para conter as chamas na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, no local conhecido como Serra Fina, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Logo no início do combate, foi feito um voo com o intuito de monitorar e reconhecer a área atingida, além de definir as estratégias do dia. As aeronaves da Aviação do Exército ajudam também a aumentar a capacidade de infiltração e exfiltração das equipes de brigadistas nas regiões de difícil acesso, onde ocorrem alguns dos focos de incêndio.

Na segunda-feira, dia 20 de julho, as ações de combate ao incêndio ocorreram desde as 4 horas da manhã, quando a temperatura na serra chegou a -3ºC. Com trabalho árduo e dedicação, o foco principal do incêndio foi debelado na Pedra da Mina. Desse modo, as equipes permanecem no local, realizando o controle e o monitoramento dos pequenos focos de incêndio, que poderão entrar em reignição.

Usualmente, entre os meses de julho e outubro, são registrados vários focos de queimadas em Minas Gerais. A principal causa é o período de estiagem e o tipo de vegetação existente no estado. Além de trazer prejuízos ao meio ambiente, a seca também provoca impactos na sociedade, em especial na saúde pública. Estima-se que foram queimados 490 hectares, o equivalente a uma área de 490 campos de futebol.

Fonte: CAvEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter