Forças de Emprego Estratégico desenvolvem capacidade de salto livre operacional com óculos de visão noturna

Entre os dias 8 e 12 de junho, a Companhia de Precursores Pára-quedista, por intermédio do 1º Destacamento de Precursores e do 4º Destacamento de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA), apoiada por especialistas do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA), realizou um adestramento de salto livre operacional (SLOp) com o 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), por meio de suas 1ª e 2ª Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral, nos municípios de Taubaté e Tremembé, ambos em São Paulo.

A atividade teve por objetivo desenvolver a capacidade operativa de infiltração por SLOp das tripulações e equipes de precursores. Para tanto, foram realizados módulos de adestramento diurno e noturno, com e sem apoio de solo, e com o emprego de óculos de visão noturna (OVN) de última geração e meios infravermelhos diversos por parte de todos os envolvidos no salto: pilotos, mecânicos de voo, saltadores e mestres de salto livre.  

 

Ao todo, foram realizados 22 lançamentos diurnos e nove noturnos das aeronaves Pantera K2 (HM-1) e Cougar (HM-3). A importância desse adestramento, em particular para a Força Terrestre, reside em um duplo ineditismo: execução de lançamentos SLOp de pessoal com esses modelos de aeronave em voo noturno, com OVN, e emprego dos meios da Cia Prec Pqdt e do 2º BAvEx.  

Esse tipo de atividade especializada traz consigo um considerável incremento operacional nas capacidades operativas da Brigada de Infantaria Pára-quedista e do Comando de Aviação do Exército, Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.

 

Fotos: Cb Hudson

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter