Militares do Batalhão DOMPSA participam de adestramento de lançamento de carga de aeronaves de asa rotativa

Entre os dias 10, 11 e 12 de dezembro (2019), militares do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) realizaram um adestramento de lançamento de cargas leves de aeronaves de asa rotativa, contando com o apoio da 1ª Esquadrilha do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx) e empregando aeronaves HM-1 Pantera.

Os lançamentos foram realizados na região da fazenda Santa Helena, situada ao norte da cidade de Pindamonhangaba (SP). Durante o transcurso da missão, os especialistas DOMPSA executaram a preparação, a inspeção, o transporte, o embarque e o lançamento das cargas, além de realizarem a dobragem e a inspeção dos paraquedas utilizados e o desdobramento da zona de lançamento.

 

Por ocasião do exercício, foram realizados lançamentos em condições diversas, com variação de peso da carga, altura de lançamento e velocidade da aeronave, de modo a avaliar a influência dessas variantes no desvio que a carga sofre, tendo sido, inclusive, executado o lançamento à noite com a utilização de óculos de visão noturna (OVN). O objetivo principal deste adestramento foi capacitar os especialistas DOMPSA para realizarem o suprimento pelo ar, em uma zona de lançamento restrita, utilizando-se o helicóptero.

 

Fotos: B DOMPSA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter