Search
Close this search box.

Tiro de míssil anticarro Spike LR2 será demonstrado no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul

O Exército Brasileiro adquiriu 100 unidades e 10 lançadores do Míssil Anticarro Spike LR2, da empresa Rafael Advanced Defense Systems, dentro da diretriz estratégica da Força Terrestre.

Para o melhor emprego e eficiência operacional desse material bélico, de 5 de agosto a 13 de setembro de 2024, o Centro de Instrução de Blindados, em Santa Maria, RS, está sediando uma Capacitação Técnica de Operação e Manutenção do Míssil, ministrado pela empresa.

Entre as atividades previstas na capacitação, estão o planejamento e execução do tiro real, visando à consolidação das técnicas e dos procedimentos de emprego do referido sistema.

Após esse período de adestramento dos militares, a capacidade operacional inicia em novembro de 2024, com condições de ser empregada em qualquer parte do território nacional. A adoção do míssil Spike LR2 entrega mais uma característica dissuasória à Força Terrestre, contribuindo para a missão precípua de defesa da Pátria e da soberania do território da nação brasileira.

Convidamos a imprensa para fazer a cobertura do tiro real, que será realizada dia 4 de setembro de 2024, às 10h, no Polígono de Tiro Tenente de Lacerda, no Campo de Instrução Barão de São Borja, o Saicã, em Rosário do Sul.

Spike LR2

O míssil tem um alcance útil de 5,5 km e a cabeça de guerra é capaz de destruir veículos blindados, fortificações e helicópteros. Por ser de 5ª geração, utiliza a tecnologia man-in-the-loop, o que possibilita a consciência situacional do operador durante todo o tempo de voo do míssil, permitindo o seu uso no sistema “dispare, observe e atualize”.

Fruto dessa capacidade, pode-se trocar o alvo durante a trajetória, propiciando alta precisão independentemente do alcance.

A característica polivalente do míssil permite que seja utilizado contra uma variedade de alvos, com reduzido efeito colateral. Pode ser empregado em combates diurnos, noturnos e em situações climáticas adversas. Além disso, pode ser utilizado em diferentes plataformas, desde o tripé para a guarnição desembarcada até integrado aos sistemas de armas de blindados e aeronaves.

O preparo com os simuladores

Juntamente à aquisição do sistema de armas Spike, foram adquiridos quatro tipos de simuladores: o Mecânico, o Simulador Interno (Indoor Trainer – IDT), o Externo (Outdoor Trainer – ODT) e o Simulador de Fração (Spike Team Trainer – STT).

Esses recursos permitem o treinamento na operação do míssil em ambiente virtual e no terreno, otimizando os procedimentos técnicos e o emprego tático das frações anticarro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter