Rússia lança satélites Glonass e completa sistema de navegação

Satélites russos do sistema de navegação Glonass foram lançados com sucesso na madrugada desta segunda-feira (0h15min no horário de Moscou) do Cosmódromo Militar de Plesetsk, na região de Arkhangelsk. Aleksey Zolotukhin, representante do Ministério da Defesa da Rússia para Assuntos Espaciais, lembrou que o lançamento estava previsto para a madrugada de 2 de outubro, mas foi adiado em função de fortes ventos. “Agora estamos colocando em órbita satélites de dois tipos. O Glonass-M, com vida útil de sete anos, e o Glonass-K, mais moderno, com vida útil de 10 a 12 anos.

Este foi o primeiro lançamento do satélite Glonass-K. Além disso, é a primeira vez que no lançamento de satélites desse sistema de navegação foi utilizado um míssil transportador do modelo Soyuz-2.1b.”

Em 5 de dezembro de 2010 três satélites Glonass-M, que teriam concluído a formação global do sistema de navegação por satélite russo, foram perdidos, após a queda do míssil transportador Proton-M no oceano Pacífico. Agora, o sistema russo fica mais perto do ponto de estar completamente operacional.

Anatoly Chilov, vice-diretor da Roskosmos, a agência espacial russa, afirmou: “O sistema Glonass no espaço está completo.” De acordo com Chilov, a partir da entrada em órbita dos engenhos lançados nesta segunda-feira, o sistema composto por 24 satélites estará pronto para distribuir sinais de navegação para todo o mundo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter