EUA anuncia teste de míssil intercontinental bem-sucedido

Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (29), um teste bem-sucedido de um míssil balístico intercontinental Minuteman III para demonstrar a "eficácia" da dissuasão nuclear americana e tranquilizar os aliados de Washington. 

O míssil equipado com uma ogiva foi lançado da Base Aérea Vandenberg, Califórnia, e viajou cerca de 6.760 km sobre o Pacífico antes de mergulhar no mar perto do atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, disse a Força Aérea em um comunicado. 

O teste, o terceiro desde o início do ano, estava programado para quarta-feira, mas foi adiado devido ao clima nas Ilhas Marshall. 

"Este evento demonstra o compromisso da Força Aérea com a empresa nuclear da nação, ao mesmo tempo em que garante que a força nuclear dos Estados Unidos seja segura e eficaz para dissuadir nossos adversários e tranquilizar nossos aliados e parceiros", disse o oficial de mais alto escalão da Força Aérea, o general Charles Brown. 

"Devemos continuar investindo nessa força de dissuasão viável e nos aviadores que realizam essa missão, como parte da etapa mais reativa da nossa tríade nuclear", acrescentou em referência aos três componentes – marítimo, aéreo e terrestre – do arsenal nuclear americano. 

O Minuteman III, que esteve em serviço durante 50 anos, é o único míssil terra-ar no arsenal nuclear dos Estados Unidos desde 2005. Há exemplares em três bases militares dos Estados Unidos em Wyoming, Dakota do Norte e Montana. 

Os mísseis Trident, lançados do mar, são implantados a bordo de submarinos americanos e em bombardeiros estratégicos. 

A Força Aérea esclareceu que este teste foi planejado por meses e não representa "uma resposta ou reação aos acontecimentos no mundo, nem às tensões na região".

Foto da Força Aérea dos EUA mostra um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado do Comando de Ataque da Força Aérea durante um teste operacional às 12:21 da manhã. Horário de verão do Pacífico em 4 de agosto de 2020, na Base da Força Aérea de Vandenberg, Califórnia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter