Parlamento Latino-Americano analisa situação política no Paraguai

O Conselho de Administração do Parlamento Latino-Americano (Parlatino) analisa hoje (3) a situação política no Paraguai. A reunião ocorre em Cuenca, no Equador. O Parlatino, formado por representantes de 23 países da região, discutirá o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em junho, e o novo governo do presidente Federico Franco.
 

As discussões no Parlatino ocorrem no momento em que o Mercosul e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) suspenderam, temporariamente, o Paraguai. No próximo dia 22, a Organização dos Estados Americanos (OEA) discute a situação do país.
 

Há a expectativa que uma das delegações apresente ao Parlatino a proposta de suspensão do Paraguai do órgão. Se ocorrer a sugestão, ela deve ser aprovada pelos presentes na forma de resolução. Porém, especialistas consideram improvável que o debate ocorra antes de novembro, quando uma reunião plenária já agendada.
 

Os líderes políticos latino-americanos consideraram que houve uma violação à ordem democrática durante o processo político no Paraguai, por não haver mais prazo para a defesa para Lugo. No entanto, as autoridades paraguaias negam irregularidades e dizem que o processo seguiu o que determina a Constituição.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter