COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Terrestre

05 de Agosto, 2022 - 10:05 ( Brasília )

Militares Brasileiros em missão de desminagem participam de reunião de Comando

Militar do Exército Brasileiro se destaca como Instrutor de Centro de Desminagem na Colômbia

Bogotá (Colômbia) – Entre 27 e 29 de julho, militares brasileiros integrantes da Missão de Instrutores e Assessores em Desminagem Humanitária na Colômbia (MIADH-CO), participaram de reunião de comando da Brigada de Desminagem Humanitária da Colômbia, única Grande Unidade desta natureza existente no mundo e que conta com sete batalhões de desminagem humanitária.

Na oportunidade, o Coronel Marton Daniel Grala, Chefe da MIADH-CO, apresentou os resultados alcançados pela missão no 1º semestre de 2022, ressaltando o trabalho desenvolvido pelos dez militares brasileiros, do Exército e da Marinha, que atualmente a compõem.

A participação da Engenharia do Brasil, contribui para ampliar a capacidade operativa das Forças Militares da Colômbia nas atividades de remoção de artefatos explosivos e minas antipessoal.

Militar do Exército Brasileiro se destaca como Instrutor de Centro de Desminagem na Colômbia


Nilo (Colômbia) – O Subtenente Jefferson da Silva Lima, militar brasileiro que integra a Missão de Instrutores e Assessores em Desminagem Humanitária na Colômbia (MIADH-CO), destacou-se entre todos os instrutores do Centro Internacional de Desminagem (CIDES) do Exército Colombiano, localizado no Forte Militar de Tolemaida, no 1º semestre de 2022.

O militar ministrou, no período, instruções a oficiais e praças colombianos sobre as Normas Internacionais de Ação Contraminas (IMAS), as Normas Técnicas Colombianas (NTC) e os Procedimentos Operacionais Aprovados (POA) para a condução dos trabalhos de desminagem humanitária pelas Forças Militares da Colômbia, com ênfase nos temas de sinalização, marcação e organização do local de trabalho e disposição de artefatos explosivos (EOD); e Direitos Humanos.

Ao final das disciplinas, foi submetido à avaliação dos docentes e discentes, sob critérios educacionais como metodologia de ensino, uso de tecnologias, disponibilidade para retirada de dúvidas, simplicidade e cumprimento dos conteúdos, apresentando o melhor desempenho entre todos os instrutores daquele estabelecimento de ensino.

O CIDES conta com instrutores brasileiros desde a sua criação há seis anos, o que contribui para ampliar a capacidade operativa das Forças Militares da Colômbia nas atividades de remoção de artefatos explosivos e minas antipessoal.



Fonte: Missão de Instrutores e Assessores em Desminagem Humanitária na Colômbia

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 16 AGO, 23:00

MAIS LIDAS

America Latina