Cerimônia inaugura instalações da Secretaria Executiva Permanente da Conferência dos Exércitos Americanos

Na última sexta-feira, 18, foram inauguradas, no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano (SMU), as instalações da Secretaria Executiva Permanente da Conferência dos Exércitos Americanos (SEPCEA), órgão executivo, coordenador e administrativo da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA). A CEA é um organismo internacional que atua como fórum de debates para troca de experiências entre exércitos do continente americano. O Exército Brasileiro assumiu a presidência da Conferência para o biênio 2022-2023. 

O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio, presidiu a cerimônia de inauguração das instalações e destacou a importância da estrutura disponibilizada para a SEPCEA. “Esse momento é a concretização de um anseio: termos instalações modernas e adequadas para as atividades da SEPCEA. Honrado com a presidência da Conferência, o Exército sediará o ciclo 35, biênio 22-23, oportunidade em que voltaremos a reunir presencialmente os comandantes dos exércitos das Américas, o que não foi possível no último ciclo, haja vista as restrições trazidas pela pandemia”. 

O Comandante do Exército ressaltou ainda a importância da própria Conferência. “Renovo o firme propósito do Exército, junto com os adidos militares e com os demais oficiais que participarão da SEPCEA, de oferecer as melhores condições para que a CEA atinja os objetivos do ciclo 35. Vamos fazer com que ela continue a ser esse instrumento de cooperação, de troca de conhecimentos, de experiências e percepções, contribuindo para aprofundar o relacionamento e reforçar cada vez mais os laços de profissionalismo, respeito e amizade entre os exércitos das Américas”. 

CEA

Inaugurada em 1960, a Conferência dos Exércitos Americanos entrou em seu trigésimo quinto ciclo e está sendo conduzida pelo Brasil pela quarta vez. O organismo internacional é composto por 23 exércitos membros, dois exércitos observadores, dois observadores especiais e dois organismos internacionais observadores.

A primeira atividade oficial da CEA será a Conferência de Abertura, que está prevista para ser realizada entre os dias 18 e 21 de abril de 2022 em Brasília. 

Prestigiaram a solenidade o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Amaro; o Comandante Logístico, General de Exército Theophilo; o Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Fernandes; o Secretário de Economia e Finanças, General de Exército Negraes; oficiais-generais da guarnição de Brasília; adidos militares de exércitos de países integrantes da CEA; comandantes de organizações militares da guarnição de Brasília; antigos integrantes da SEPCEA e autoridades civis e militares.

Crédito: 1º Sgt Sionir

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter