Militares brasileiros habilitam militares colombianos em técnica de desminagem

No período de 7 a 9 de fevereiro de 2022, os oficiais brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas habilitaram militares colombianos com novos conhecimentos em técnica de desminagem manual (TDM).

Os assessores interamericanos brasileiros conduziram instruções e avaliações teóricas e práticas, de acordo com as normas internacionais e nacionais que regulam a técnica de desminagem manual. Além disso, os alunos executaram uma simulação de monitoramento das ações desempenhadas por uma equipe de desminagem humanitária que emprega a TDM em suas operações.

A técnica manual é a mais tradicional, empregando um detector de metais para localizar uma mina. Após sua utilização, é executada a escavação cuidadosa do solo para identificar a posição exata. Ao final, é colocada uma carga explosiva dirigida que provoca a sua detonação in situ, o que garante a desminagem de uma determinada área.

Os instrutores brasileiros do GATI-CO conduziram a capacitação de acordo com as exigências estabelecidas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos nas instruções teóricas dos procedimentos a serem adotados na gestão de qualidade das ações a serem realizadas com o emprego da desminagem manual.

A participação da Engenharia do Brasil em apoio às Forças Militares da Colômbia tem contribuído para ampliar a capacidade operativa dos militares colombianos em tornar seu país livre de minas e artefatos explosivos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter