Brasil e Paraguai realizam seminário sobre gerenciamento de tráfego aéreo

Gisele Bastos E Major Oliveira Lima

A Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) e a Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) realizaram, no dia 22 de setembro, o Primero Seminario Binacional de Gerenciamiento de Tránsito Aéreo, em Assunção, capital do Paraguai. O evento aconteceu na sede do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), órgão de capacitação da DINAC, e reuniu autoridades paraguaias e brasileiras com o objetivo de promover interações entre profissionais de gerenciamento e controle de tráfego aéreo do Brasil e do Paraguai em questões relacionadas ao tema.

Estiveram presentes o Embaixador do Brasil no Paraguai, Flávio Soares Damico; o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea paraguaia, General de Divisão Aeronáutica Arturo Javier González; o Adido de Defesa e do Exército do Brasil, Coronel Nilberti Viana Gramosa; o Adido Naval do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Luiz Guilherme Dias Guadagnino; o Adido Aeronáutico do Brasil, Coronel Frederico Casarino; o Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira, Coronel Helmer Barbosa Gilberto; dentre outras autoridades.

O Seminário, transmitido via online, iniciou com as palavras do Presidente da DINAC, Félix Masao Kanazawa Makino. “Somos muito gratos ao governo brasileiro e à MTAB. Grandes avanços foram alcançados no gerenciamento e na capacitação tecnológica em estreita cooperação com a Força Aérea Paraguaia”, disse.

O Embaixador do Brasil no Paraguai, Flávio Soares Damico, afirmou que o objetivo do evento foi o de criar bases para o Paraguai se tornar um importante HUB aéreo internacional. “Este seminário é a demonstração adicional de compromisso do Brasil com o desenvolvimento do Paraguai com ênfase na capacitação dos recursos humanos”, disse.

Durante a programação foram abordados assuntos sobre aviação. O Departamento do Espaço Aéreo (DECEA) e o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) realizaram duas palestras. O Chefe da Divisão de Operações do ICA, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Clóvis Fernandes Júnior, abordou o Planejamento do Espaço Aéreo e os principais fatores a considerar no desenvolvimento desta atividade.

Apresentar este tema e conseguir atingir a todos foi desafiador, mas tenho certeza que o objetivo foi alcançado. As informações compartilhadas vão ajudar o Paraguai a organizar melhor sua própria estrutura para o desenvolvimento e implementação de Conceitos de Espaço Aéreo”, disse.

Ao final da participação brasileira, o chefe da MTAB, Coronel Helmer Barbosa Gilberto, afirmou que os palestrantes trouxeram o panorama mundial e os conceitos mais atuais sobre Planejamento do Espaço Aéreo, Aeroportuário e sobre Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas. “Esperamos ter contribuído para o desenvolvimento do cenário sul-americano”, disse.

Fotos: DECEA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter