Apoio a instruções de técnica de desminagem manual na Colômbia

No dia 7 de setembro, os militares da Missão de Instrução e Assessoramento em Desminagem Humanitária (MIADH), no Centro Internacional de Desminagem, na Colômbia, apoiaram as instruções de técnica de desminagem manual para 18 oficiais e sargentos do Curso de Líderes em Desminagem Humanitária.

O curso capacita militar para coordenação e chefia dos trabalhos das unidades de desminagem humanitária, dispersas pelo território colombiano. Durante a instrução, foram inseridos temas como o alistamento para a técnica de desminagem manual, compensação e comprovação de detectores de metais e desminagem propriamente dita utilizando detectores de metais.

Integrantes do GATI-CO participam de capacitação de militares brasileiros

No dia 1º de setembro, os militares brasileiros que compõem o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas participaram da capacitação de militares brasileiros que atuarão em missões de desminagem humanitária.

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) é responsável pela condução do curso de Ações Contra Minas para militares que serão empregados em missões de desminagem humanitária. Os assessores do GATI-CO foram convidados a participar da capacitação de forma virtual.

O evento possibilitou aos integrantes do GATI-CO transmitir os conhecimentos adquiridos na missão, apresentar as ações executadas pelo grupo e difundir as lições aprendidas com os militares colombianos, que há anos enfrentam o problema das minas antipessoais e executam missões de desminagem humanitária em todo o país.

A apresentação das missões realizadas pelos assessores brasileiros na Colômbia contribuiu para a capacitação dos participantes do curso, que participarão em missões de desminagem pelo mundo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter