Militares brasileiros capacitam militares colombianos em técnica de detecção canina

Nos dias 5 e 6 de agosto, os militares brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Major de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas conduziram a capacitação em técnica de detecção canina dos alunos que realizam o Curso de Monitor Nacional em Desminagem Humanitária.

Os oficiais brasileiros realizaram instruções teóricas para transmitir as exigências estabelecidas nas normas nacionais e internacionais que regulam a execução da gestão de qualidade dessa técnica. Além disso, coordenaram e conduziram, com o Centro de Treinamento Canino da Colômbia, instruções práticas que permitiram aos alunos conhecer todos os procedimentos necessários para a seleção, preparo e emprego dos cães nas operações de desminagem.

A participação da engenharia brasileira tem proporcionado um aumento na capacitação de militares colombianos para emprego na remoção de minas e promoverão uma maior segurança para que determinadas áreas do país voltem a ser ocupadas pela população.

Técnica de detecção canina

Os assessores técnicos do Brasil têm constatado que a utilização do cachorro é bastante eficaz para a desminagem de alguns territórios colombianos. Esse feito é possível pela agilidade, inteligência e facilidade que os animais apresentam durante o processo de adestramento e, também, pela boa disposição quando empregados nas operações.

O binômio desminador e cachorro detector de minas tem sido largamente empregado em operações de desminagem em toda Colômbia. Esse processo auxilia na localização e remoção de minas e artefatos explosivos em áreas consideradas de difícil acesso.

Militares brasileiros visitam a Academia Militar no Paraguai

No dia 11 de agosto, o Comandante da Academia Militar Mcal Francisco Solano López" (ACADEMIL) General de Brigada Manuel Rodríguez Soza, recebeu o adido de defesa e do Exército e chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP) Coronel Nilberti Viana Gramosa, e os integrantes da CMBP para uma visita institucional.

A ACADEMIL é um estabelecimento de ensino superior componente do Comando de Institutos Militares de Ensino do Exército (CIMEE), que tem a missão de formar oficiais do Exército Parguaio, Força Aérea Paraguaia e Marinha do Paraguai.

A atividade permitiu a troca de experiências na condução das atividades acadêmicas e reforçou a confiança mútua, estreitando os laços de cooperação, integração e amizade, que unem os integrantes da CMBP e as Forças Militares Paraguaias.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter