Militares brasileiros realizam Intercâmbio de Desminagem Humanitária com a Marinha da Colômbia

Nos dias 13 e 14 de julho, os integrantes do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Major de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, participaram de um intercâmbio em desminagem humanitária com militares da marinha colombiana do Centro de Treinamento e Capacitação em Operações de Paz (CENCOPAZ), na cidade de Conveñas.

O evento permitiu conhecer a estrutura, a doutrina de emprego e as possibilidades da Marinha da Colômbia no emprego de tropas nas operações de desminagem humanitária.

O CENCOPAZ é responsável pela capacitação e certificação dos militares da Marinha da Colômbia como líderes e supervisores nacionais para serem empregados nas diversas etapas na desminagem e remoção de explosivos em algumas áreas do país.

Os militares que são selecionados para realizar o Curso de Monitor Nacional, da responsabilidade do GATI-CO, têm que possuir essas especializações. Os militares da Engenharia brasileira foram recebidos pelo Comandante da Base de Treinamento da Marinha da Colômbia, pelo Diretor e instrutores do CENCOPAZ e pelos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil que desempenham funções de instrutores no Centro.

O intercâmbio possibilitou a troca de conhecimentos técnicos, a apresentação de procedimentos adotados na condução dos cursos e debates sobre as normas técnicas nacionais que estão sendo implementadas pelo Governo da Colômbia para a desminagem humanitária.

Fonte: Aditância do Brasil na Colômbia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter