Militares brasileiros certificam novos monitores nacionais em desminagem na Colômbia

No dia 30 de junho, no auditório da Escola de Engenheiros Militares (ESING), os oficiais brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Major de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, realizaram a cerimônia de certificação dos novos monitores nacionais de desminagem humanitária.

Os assessores interamericanos do Brasil capacitaram quatro militares do Exército Nacional da Colômbia, após sete semanas de instruções e avaliações teóricas e práticas, de acordo com as exigências estabelecidas pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Os novos monitores nacionais poderão fiscalizar, assessorar e garantir o controle de qualidade em todas as etapas de uma operação de desminagem a ser executada para a remoção de minas e artefatos explosivos ainda existentes em alguns municípios do país.

A solenidade, que respeitou os protocolos de prevenção à covid-19, contou com a presença do diretor da escola, de autoridades militares do Comando Geral das forças militares e dos alunos. A engenharia brasileira tem realizado assessoramento em temas relacionados à desminagem humanitária e contribuído para a ampliação da capacidade operativa. O objetivo é ajudar a tornar livre de minas e explosivos a parte do território colombiano que ainda sofre com os efeitos desse flagelo.

Fonte: GATI-CO

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter