Aditância do Exército Brasileiro no Peru ministra instrução sobre desastres naturais ao corpo diplomático

No dia 28 de Junho, a Aditância de Defesa e do Exército no Peru ministrou instrução básica ao corpo diplomático brasileiro, a fim de ambientá-lo sobre o histórico dos desastres naturais, com enfoque em movimentos sísmicos, destacando as medidas preventivas e ativas a serem executadas.

A atividade foi motivada pelo abalo sísmico de 22 de junho, de magnitude 6.0 (forte) na Escala Richter, sendo o mais sentido na capital peruana desde o terremoto de 8.0 ER, em 2007. Foi, também, uma preparação para o dia 29 de junho, quando ocorreu um treinamento geral denominado “simulacro familiar”, a fim de viabilizar a preparação e atualização de planos familiares, de mochilas de emergência, bem como identificação de rotas de evacuação de imóveis.

A instrução foi prestigiada pelo Ministro Elio Cardoso, pelo corpo diplomático, adidos e auxiliares de adidos, militares e civis, junto à embaixada do Brasil em Lima.

O Peru encontra-se localizado no “cinturão de fogo do pacífico” evidenciando significativo número de abalos sísmicos, em 2020 foram registrados 811 sismos e em 2021 já conta com 388 sismos reportados.

O Instituto Geofísico do Peru (IGP) é o órgão responsável pelo estudo, acompanhamento e prevenção de desastres naturais, e, estima a possibilidade de ocorrência de novos abalos, com magnitude igual a superior ao ocorrido em 22 de Junho.

Os treinamentos nacionais da Defesa Civil têm regularidade anual, entretanto, em 2020 não ocorreram devido à pandemia. Por essa razão, a maior parte dos brasileiros que labutam na embaixada, chegados em 2020 e 2021, ainda não haviam participado de eventos preparatórios similares, aumentando significativamente a importância deste evento.

Dentre os conteúdos abordados, enfatizou-se a elaboração de planejamento familiar, preparação de mochila de emergência, reconhecimento de zona segura residencial, rota de evacuação, bem como suporte emocional.

Os eventos previstos pela defesa civil peruana, bem como a preparação do pessoal na embaixada tiveram sinergia, conferindo maior resiliência aos representantes do Estado brasileiro na República do Peru.

Fonte: AdiDefEx – Peru

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter