COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Terrestre

14 de Junho, 2021 - 08:50 ( Brasília )

Engenharia do Brasil promove seminário de desminagem humanitária na Colômbia


Os militares brasileiros que integram o grupo de assessores técnicos interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Major de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, promoveram um seminário, na Escola de Engenheiros Militares, sobre temas relacionados à desminagem humanitária no mundo e na Colômbia aos alunos da segunda turma de 2021 do Curso de Monitor Nacional. A atividade ocorreu na primeira semana de junho.

O seminário proporcionou um conhecimento mais amplo das ações de combate e dos programas internacionais e nacionais atuantes na Colômbia. Os alunos tiveram a oportunidade de debater diversos assuntos com os palestrantes e compreender a magnitude da estrutura político-estratégica existente no país contra as minas antipessoal.

O evento, coordenado e conduzido pelos assessores interamericanos do Brasil, contou com a participação de representantes da Autoridade Nacional de Desminagem Humanitária na Colômbia "Alto Comisionado para la Paz – Descontamina Colombia", do Programa de Ação Integral Contra as Minas Antipessoal na Colômbia (PAICMA-CO), do Serviço das Nações Unidas de Ação Contra as Minas (UNMAS) e do Grupo de Monitores Interamericanos na Colômbia (GMI). Participaram, também, integrantes de instituições nacionais, como o Centro Nacional Contra Artefatos Explosivos Improvisados e Minas (CENAM) e o Departamento Jurídico do Comando Geral das Forças Militares (CGFM).



Engenharia

A atuação dos oficiais da Engenharia do Brasil tem contribuído para o incremento na capacitação dos novos monitores nacionais de desminagem humanitária na Colômbia. A realização de seminários com a presença de instituições internacionais e nacionais favorece a conquista de novos entendimentos necessários à manutenção dos esforços na luta contra as minas e artefatos explosivos ainda presentes no país.


Fonte: GATI-CO


Outras coberturas especiais


Expansão Chinesa

Expansão Chinesa

Última atualização 29 JUL, 11:11

MAIS LIDAS

America Latina