COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Terrestre

25 de Fevereiro, 2021 - 10:40 ( Brasília )

Militares brasileiros recebem treinamento em desminagem humanitária na Colômbia


Nos dias 8 e 9 de fevereiro, militares brasileiros integrantes do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO) receberam treinamento em Técnicas de Desminagem Humanitária no município de Granada, na Colômbia. As atividades foram realizadas com militares colombianos do Batalhão de Engenheiros de Desminagem Humanitária Nº 4 (BIDEH-4) e concentraram-se nas modalidades Desminado Manual, Canino e Mecânico. Integram o GATI-CO atualmente o Major de Engenharia Cláudio Santos Bispo e o Capitão-Tenente Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas.

Na oportunidade, os integrantes conheceram a composição de uma Unidade de Desminagem Humanitária, a sua capacidade técnica, a disponibilidade de meios, as condutas e os procedimentos utilizados atualmente nas áreas a serem sondadas dentro das normas nacionais e internacionais. O ponto forte do adestramento foi a oportunidade de conhecer uma Área de Apoio desdobrada pelo BIDEH-4 e as três principais técnicas utilizadas nas operações de desminagem.

Os adestramentos realizados pelos membros do GATI-CO, em conjunto com a BIDEH-4, atualizaram os conhecimentos sobre as normas técnicas e procedimentos a serem adotados pelos alunos do Curso de Monitores Nacionais das Forças Militares, a fim de eliminar as minas antipessoal e artefatos explosivos improvisados ainda existentes em território colombiano.

 

GATI-CO

O GATI-CO foi criado em 7 de janeiro de 2015 por meio do acordo bilateral entre a Junta Interamericana de Defesa (JID) e o Comando Geral das Forças Militares da República da Colômbia (CGFM), visando a cooperação e assistência técnica na capacitação dos militares colombianos em operações de Desminagem Humanitária.

A missão primordial do GATI-CO é o assessoramento técnico ao CGFM e a execução de cursos e treinamentos para capacitar os monitores nacionais a exercerem funções específicas junto às Unidades de Desminagem Humanitária que compõem o CGFM. Suas ações são balizadas por normas nacionais e internacionais que visam manter uma das exigências do Programa de Ação Integral Contra Minas na Colômbia (PAICMA-CO) que é a gestão de qualidade, por meio do monitoramento das atividades de desminagem realizadas em toda a Colômbia.

 


Outras coberturas especiais


Modernização FAB

Modernização FAB

Última atualização 23 OUT, 14:00

MAIS LIDAS

America Latina