SOUTHCOM – O influente Comando Militar Americano na América Latina

Equipe DefesaNet

 

Pelo sim pelo não os novos presidentes, que estão assumindo agora, em agosto, reconhecem de onde sopram os ventos.

O presidente eleito da Colômbia Sr Ivan Duque, esteve na sede do US SOUTHCOM, 14 Julho 2018. Alí manteve um diálogo com o Almirante Kurt Tidd, Comandante Militar do SOUTHCOM. Qualquer ação americana em relação à Venezuela passará pelo SOUTHCOM.

Ivan Duque recebido pelo comandante do US SOUTHCOM. Observar ao lado de Duque a ex-embaixadora americana em Brasília DF., Liliana Ayalde.

O segundo presidente recém eleito, tomando posse em agosto, é o do Paraguai, Sr Marito Abdo, em 30 de Julho 2018. O novo presidente do Paraguai assumirá dia 15 de Agosto.

Marito Abdo recebido pelo Almirante Kurt Tidd.

Outro presidente eleito na região o do México, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), mantém uma retórica agressiva frente aos Estados Unidos, para efeitos internos, Declarou na segunda-feira (06AGO20118),  que no futuro ninguém ameaçará seu país de construir um muro fronteiriço – como fez o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O México vai se tornar uma potência e vai mudar a correlação de forças. Ninguém vai ficar ameaçando fechar as fronteiras, ou militarizá-las”, destacou AMLO, que assume a Presidência em 1º de dezembro.

“Isso será possível porque o país crescerá e criará empregos”, disse.

Mas como enfrentará as poderosas gangues do México ainda é uma incógnita. De qualquer forma necessitará de ajuda do SOUTHCOM, em especial para treinar tropas mexicanas.

Importante, porém pouco noticiado, foi a passagem pelo Brasil e Colômbia do vice-presidente Mike Pence, em junho.

Matérias Relacionadas

EXCLUSIVO – Entrevista Alm Kurt W. TIDD (SOUTHCOM) Dezembro 2016 Link

EXCLUSIVE – Interview Alm Kurt W. TIDD (SOUTHCOM) December 2016 Link

Exclusivo – Entrevista Embaixadora Americana Liliana Ayalde Dezembro 2016 Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter