FAB apoia vítimas de enchentes no Peru

Ten Cynthia Fernandes

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), decolou, nesta terça-feira (21/3), às 8h34, do Rio de Janeiro, em direção a Lima, no Peru, para prestar apoio às vítimas da enchente no norte do País. A previsão de deslocamento é de 9 horas de voo, com escala em Porto Velho (RO) para reabastecimento.

Ao todo, 14 militares da FAB estarão engajados na missão humanitária, que prevê deslocamentos diários entre três cidades atingidas pelas fortes chuvas: Piura, Trujillo e Chiclayo.

"Vamos operar, junto com as autoridades locais, em atendimento às regiões afetadas", declara o Capitão Gustavo Magaldi, comandante da aeronave. A missão tem previsão de término na sexta-feira (24/03) e retorno da equipe da FAB no sábado (25/03).

Cerca de 800 municípios peruanos declararam estado de emergência desde o início das chuvas, que causaram deslizamento de terras e enchentes de rios. Algumas cidades ficaram totalmente alagadas. Segundo o último balanço divulgado, mais de 70 pessoas morreram e 100 mil estão desabrigadas. A queda de pontes em várias localidades tem dificultado o trabalho de assistência às áreas, que na maioria estão sem água potável e energia elétrica.

Aeronave da FAB atenderá cidades atingidas pelas fortes chuvas

“A intenção é que o governo brasileiro, através da Força Aérea Brasileira (FAB), possa ajudar da melhor forma possível essa nação amiga”. A declaração é do Coronel Carlos Alberto Tavares Pereira, Adido Aeronáutico no Peru, que tem auxiliado nos diálogos com o governo peruano para oferecer ajuda, depois que mais de 800 municípios declararam estado de emergência devido a fortes chuvas e alagamentos no país. Um C-130 Hércules, do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), com 14 militares, pousa, ainda nesta terça-feira (21/3), na capital Lima.

A previsão é que a aeronave da FAB faça, em média, três saídas diárias para as cidades de Piura, Chiclayo, Trujillo, situadas na região norte do Peru, áreas mais afetadas do país. Segundo o Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN), já foram confirmadas 75 mortes e 100 mil pessoas desabrigadas. Mais de 630 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas provocadas pelo fenômeno “El Niño costero”, que provocou transbordamento de rios e alagamentos.

Ainda de acordo com o Coronel Carlos Alberto, militares das Forças Armadas e a Polícia Nacional foram mobilizados para apoiar as equipes de trabalho nas zonas mais afetadas. “A aeronave brasileira ficara até o dia 27 de março no Peru auxiliando nos trabalhos de transporte de material e pessoal”, acrescenta.

Hércules – Em 2010, uma aeronave C-130 Hércules foi empregada numa missão de transporte de 68 brasileiros que estavam isolados em Machu Picchu. Eles foram resgatados por helicópteros do governo peruano e regressaram ao país na aeronave da FAB. Na época, 278 brasileiros visitavam o sítio histórico quando fortes chuvas provocaram enchentes na região.

Saiba um pouco mais sobre as características do avião:

Envergadura: 40,40 m
Comprimento: 29,80 m
Altura: 11,60 m
Peso Vazio: 36.400 kg

Peso máximo de decolagem: 69.750 kg
Motor: 04 Turbo-hélices Alisson T56-A-15
Teto de serviço: 32.000 ft (9.754 m)
Missões: Transporte Aéreo Logístico, Infiltração Aérea, Assalto Aeroterrestre, Reabastecimento em Voo, Busca e Salvamento e Combate a Incêndio em Voo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter