Militares da MB formam novos desminadores na Colômbia

Foi realizada, em 11 de novembro, a formatura do 4º Curso Básico de Desminagem Humanitária executado pelos Capitão de Corveta (FN) Wagner Fernandes Dias e Capitão de Corveta (FN) Michel Silva Camelo, ambos da Marinha do Brasil (MB). O curso foi executado no Centro Internacional de Entrenamiento Anfibio, unidade da Armada da Colômbia, e capacitou 22 militares que irão realizar a desminagem de municípios colombianos contaminados por minas antipessoais.

Atualmente, 285 militares foram formados com o apoio da MB, por meio desse intercâmbio que está permitindo que a Armada colombiana participe ativamente do seu Programa de Ação contra Minas. Por anos, a Colômbia ocupa o segundo lugar do mundo em quantidade de vítimas de minas antipessoais, perdendo apenas para o Afeganistão. De 1990 até 2016, foram 11.460 vítimas, das quais, 2.208 foram fatais.   

O governo do país espera brevemente alcançar a paz definitiva com as Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia e com o Exército de Libertação Nacional, a fim de acabar com esse conflito interno que já existe há 60 anos. Assim, a prioridade das Forças Armadas colombianas é formar novos desminadores para concluir a limpeza dos campos minados até 2021, a fim de cumprir o prazo do Tratado de Ottawa, assinado em 1997.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter