COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Inteligência
Bolivarianos reunidos em Havana - EBOLA ou DILMA?
Em meio à queda do preço do petróleo o maior pânico é a possivel derrota da companheira bolivariana Dilma Rousseff
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou de forma inesperada à La Habana, Cuba, na noite de domingo, para participar da “Cumbre de la Alianza Bolivariana para los Pueblos de Nuestra América (Alba) sobre a luta ao Ebola.
Esta é a agenda oficial mas há rumores de que na realidade os governos Bolivarianos estão alarmados com a possível derrota de Dilma Rousseff na corrida presidencial no Brasil.
O Brasil é o principal trunfo político dos irmãos Castro. A neutralização do Brasil obtida nos 12 anos dos governos do Partido dos Trabalhadores, com a estrutura acéfala a que foi submetido o Itamaraty. E a sua transformação em um mero seguidor das diretrizes Bolivarianas.
O presidente Maduro enfatiza o esforço no trato da epidemia do EBOLA, como em suas palavras ao chegar em Havana. “Hemos venido para unificar criterios científicos, para reforzar nuestros sistemas públicos de salud, coordinar los protocolos de protección y prevención, para que sean nuestros pueblos los testigos directos y protagonistas de cómo la humanidad debe enfrentarse a esta amenaza a la vida y a la salud”.
O mandatário foi recibido pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez; e viajou acompanhado da ministra para "Comunicación e Información", Jacqueline Faria, e a primera combatente, Cilia Flores.
Antes já tinha chegado a Havana o ministro para Relações Exteriores venezuelano, Rafael Ramírez.
Interessante que nenhuma autoridade médica ou sanitária tenha viajado a Cuba.
Recomendamos a leitura das matérias:
Informe Otalvora - Aécio Rechaça ajuda a Cuba Link
Vale a pena ler o comentário de DefesaNet ao Editorial do New York Times, que pede o fim do embargo à Cuba, publicado no dia 12 de Outubro. E também o próprio editorial.
Comentário DefesaNet |