Força Aérea Uruguaia receberá o segundo helicóptero AS365

A Força Aérea Uruguaia (FAU) adquiriu por US$ 4,2 milhões um segundo exemplar usado da Airbus Helicopters AS365 Dauphin, que receberá no início da segunda semana de abril. A nova unidade será utilizada como ambulância aérea para acidentes de trânsito e também como tarefa secundária, para SAR.

Originalmente a FAU tinha dois Dauphin adquiridos novos da antiga Eurocopter (anteriormente Aerospatiale e agora Airbus Helicopters), mas por questões econômicas em pouco tempo um deles foi alienado e, com esse dinheiro, foram adquiridos dois Bell 212 de segunda mão.

Esse novo aparelho, que será financiado pela UNASEV (Unidade Nacional de Segurança Viária) e operado pela FAU, vem complementar o Dauphin existente que hoje em dia carrega boa parte da responsabilidade no translado VIP (é muito utilizado pelo presidente da República), resgates e operações SAR em águas internacionais e outras tarefas reservadas a helicópteros bimotores, pois as demais unidades da força de helicópteros com tais características (quatro B212) estão em missão no Congo (três deles), com um sempre em rodízio de manutenção no Uruguai, o que limita a disponibilidade dos aparelhos.

O restante da força é formado pelos veneráveis Bell UH-1H, com pelo menos seis em graus diversos de operacionalidade e algumas outras unidades de reserva.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter