Aeronave do Exército ajuda no resgaste de vítimas de enchentes da Bolívia

Ministério da Defesa autorizou nesta quarta-feira o envio de um helicóptero Cougar UE HM-3, do Exército Brasileiro, para atuar no socorro e resgaste de famílias isoladas devido às enchentes no norte da Bolívia.

O helicóptero parte na manhã desta sexta-feira (21/02), do 1º Batalhão de Aviação do Exército, em Taubaté (SP), rumo à cidade de Trindad, na província de Beni. A previsão é de que 45 militares farão parte da missão de apoio.

A participação do Exército atende a solicitação feita ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da embaixada brasileira na Bolívia. Segundo informou o Itamaraty, o pedido acolhe uma necessidade de resgate de pessoas em grave situação de risco. A previsão é que o apoio tenha duração de 10 dias. A aeronave brasileira, apta para emprego em missões de combate e apoio logístico, é capaz de transportar até 27 homens.

A ministra do Planejamento da Bolívia, Viviana Caro, intercedeu pessoalmente junto ao Brasil para pedir o auxílio às vítimas das chuvas e inundações. Viviana Caro solicitou o envio do helicóptero para apoiar a distribuição de alimentos e medicamentos, além de socorros às vítimas.

De acordo com informações do governo boliviano, 52 mil famílias foram afetadas e, até o momento, 46 pessoas morreram e outras 14 estão desaparecidas. Além disso, cerca de 36 mil hectares de áreas de lavouras foram destruídas pelas enchentes. As regiões mais devastadas são as zonas rurais e de difícil acesso dos departamentos de La Paz (oeste), Cochabamba (centro), Potosí (sudoeste) e Beni (nordeste).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter