VENEZUELA – Maduro emprega tropas em Caracas para “proteger o povo”

Caracas  – Começou na segunda-feira (13MAI13) o  “Plan Patria Segura 2013” com o emprego de tropas da Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB),  em missões de segurança na região de Caracas para "proteger o povo", nas palavras do presidente Nicolas Maduro.

O Chefe  do Estado Maior, Jamar Rubio disse que 1.200 soldados e 800 policiais vão começar a "missões de segurança em Caracas", acrescentando que serão no total 3.000 membros de  diferentes forças  os responsáveis  por este novo plano.

Enquanto isso, Nicolas Maduro, disse que o lançamento do plano é "um momento histórico", na "luta por um país seguro" e de paz, onde "a vida respeito".

 "É um dia muito importante para o que será o passar dos anos de construção de uma pátria segura. Venezuela está assistindo este evento, onde nossa Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB) vai para as ruas para proteger as pessoas ", disse ele.

 "Isso tem que ser algo mais do que uma operação tem de ser feito com paixão, compromisso com as comunidades", Maduro pediu aos militares.

A Grande Caracas será o ponto focal deste plano ativado na segunda-feira, e serão as comunidades e municípios da capital.

 A insegurança, o "problema mais grave"

 O presidente reconheceu que o governo bolivariano, apesar de ter "avançado" em diversas áreas, que enfrenta seu "problema mais grave".

Ele disse que a insegurança é um problema que inclui várias frentes, e foi criado pela "cultura do consumismo" e do "culto das armas." Entre as fronteiras estão a pobreza e a falta de educação, situações  que o governo e tenta resolver.

"O problema mais importante de uma sociedade  está ligado ao crime, a violência, a insegurança . Ele é o maior problema e une vários aspectos, todos nós estamos trabalhando ".

 "Sem esse problema, criado pela cultura do consumismo, o culto das armas, o culto de drogas, criado pelo capitalismo nos últimos 50 anos, um fenômeno que queima como um flagelo para as sociedades da América Latina e do Caribe é crime, crime, violência, insegurança, se não superar este problema, penso eu, não fizemos nada ", disse ele.

Fundo

Os militares, em carros e motocicletas, o discurso Maduro ouvido no pátio da Academia Militar de Caracas, Forte Tiuna, a principal guarnição do país, e de lá saíram às ruas para patrulhar e combater o crime.

Segundo dados divulgados pelo Governo, em Março passado, na Venezuela, houve 16.072 homicídios em 2012, 14 por cento mais que no ano anterior, o que significa uma taxa anual de 54 homicídios por 100 mil habitantes.

 O Observatório Venezuelano da Violência ONG (SVO), disse em dezembro passado que as estatísticas são ainda mais cruéis, e pelas suas estatíticas, a criminalidade violenta em 2012 custou a vida de 21.692 pessoas, o que significa uma taxa anual de 73 por 100 mil habitantes.

 O "Plano de Patria Segura" começou segunda-feira na capital da Venezuela, mas está prevista para ser implementada em etapas em outros pontos do país, porém sem data especificadas.

 O General  Wilmer Barrientos, chefe do Comando Estratégico Operacional da Força Armada Nacional Bolivariana (CEOFANB), lembrou no mesmo ato oficial de que o plano envolve "uma nova Forças Armadas."

 No passado, os soldados foram levados para as ruas "para o abuso, mas hoje vêm com uma mão amiga para defender e proteger o nosso povo", acrescentou o comandante. (Nota DefesaNet – o lema do Exército Brasileiro é Braço Forte – Mão Amiga)

Observar que é o segundo grande envolvimento das FANB em atividades civis. Em um decreto publicado na Gaceta Oficial, que circulou na tarça-feira (24ABR), o Governo Maduro instruiu a estatal Corpoelec a garantir a continuidade de serviço de geração e distribuição de energia elétrica e ordenou às Forças Armadas “protegerem” as instalações. É uma resposta aos discursos de campanha de Maduro que denunciou que os cortes de energia eram sabotagens.

Matérias relacionadas

Venezuela Militariza o Setor Elétrico Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter