Dilma e Maduro discutirão volta do Paraguai ao Mercosul na próxima quinta

Em visita a Brasília na próxima quinta-feira, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se encontrará com a presidente Dilma Rousseff. Entre outros temas, o retorno do Paraguai ao Mercosul. Essa será a primeira visita do presidente venezuelano ao Brasil desde que tomou posse e faz parte de um giro por países membros do bloco. Antes de Brasília ele visita a Argentina e o Uruguai.

“Eu acho que o teor da conversa vai ser muito mais vinculado às questões políticas e ao funcionamento do Mercosul”, disse o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

O Paraguai está suspenso do Mercosul desde o ano passado por causa do impeachment relâmpago que destituiu o então presidente Fernando Lugo do poder. Como o Paraguai era o último membro a chancelar a entrada da Venezuela o bloco, a sansão serviu para atender às aspirações de Caracas.

O retorno paraguaio deverá acontecer após a posse do presidente eleito Horacio Cartes, do Partido Colorado, marcada para agosto. Ainda na pauta, deverá ser tratado de maneira preliminar o pedido formal do Equador para fazer parte do bloco como membro pleno.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter