Ministério da Defesa promove ciclo de palestras sobre Defesa Nacional para militares da Nigéria

Viviane Oliveira


Comitiva do Colégio de Defesa Nacional da Nigéria participou, nesta quarta-feira (8), de palestras promovidas no Ministério da Defesa (MD) do Brasil. O encontro é oportunidade para troca de experiências e conhecimentos acerca das missões conjuntas executadas pelas organizações militares brasileiras, sobre planejamento estratégico, bem como aspectos da indústria de defesa nacional e política externa.

A comitiva nigeriana, composta por 27 participantes, incluía civis e oficiais generais e superiores das Forças Armadas da Nigéria, do Congo, Nepal e Chade. Além de oferecer educação militar formal, o Colégio de Defesa Nacional da Nigéria, é a principal instituição de treinamento militar do país africano.

O Vice-Comandante da Escola Nacional de Defesa da Nigéria, Major General Emeka Victor Onumajuru, explicou que o intuito do curso do Colégio de Defesa Nacional é aprimorar o treinamento de oficiais militares superiores selecionados para operar em nível estratégico.

"Para atingir esse objetivo, eles precisam entender o sistema internacional, a dinâmica geopolítica e as relações entre países e uma das ferramentas para garantir esse conhecimento é através das práticas de estudos. O objetivo do tour foi alcançado, fomos expostos a novas ideias, novas lições", afirmou.

O Coordenador Militar da Subchefia de Política e Estratégia do Ministério da Defesa, Tenente-Coronel Marcelo Muller Pons, reafirmou a importância de estreitar laços de amizades com nações parceiras. "Faz parte da concepção estratégica de defesa incrementar a confiança mútua com as demais nações", explicou.

Estiveram à frente das explanações representantes da Chefia de Assuntos Estratégicos, bem como da Chefia de Operações Conjuntas e da Secretaria de Produtos de Defesa, todos do MD.

A expectativa é que outros países como Colômbia e Bangladesh, também, participem das visitas de estudos promovidas pela Defesa brasileira.

Fotos: Hamilton Garcia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter