Guerreiros de Selva do Brasil treinam equipes no Congo

A equipe móvel brasileira de treinamento de operações na selva, Jungle Warfare Mobile Training Team (JWMTT), concluiu a capacitação de mais uma tropa da Brigada de Intervenção (FIB) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO), no dia 1° de abril.

O curso foi conduzido por 13 guerreiros de selva das Forças Armadas Brasileiras, com 90 horas de instrução. Participaram do intenso treinamento 31 oficiais e praças do Batalhão do Malawi. O curso difundiu técnicas, táticas e procedimentos específicos de operações na selva, com base em quatro pilares: Planejar, Navegar, Atirar e Operar.

 

O curso foi composto por instruções de orientação, técnicas aeromóveis, tiro real, técnicas de ação imediata, patrulhas de combate, dentre outras. De acordo com a diretriz do Force Commander da MONUSCO, General de Divisão do Exército Brasileiro Affonso da Costa, a FIB, desdobrada na selva ao nordeste da República Democrática do Congo, deverá submeter suas tropas ao programa de treinamento da JWMTT no momento de sua chegada à área de operações.

África do Sul, Malawi, Nepal, Quênia e Tanzânia são países que contribuem com tropas para a FIB. Ao todo, a equipe brasileira de operações na selva já capacitou mais de 2000 militares de diferentes países.

Comandante Militar da Amazônia recepciona tropa no porto do CECMA

 

Na madrugada do dia 06 de abril, o Comandante Militar da Amazônia (CMA), General de Exército Achilles Furlan Neto, acompanhado do Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM), General de Divisão Omar Zendim, e do Chefe do Centro de Coordenação e Operação do CMA, General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido, recepcionaram as tropas do 1º Batalhão de Infantaria de Selva e do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea, que retornaram da Operação Ágata Conjunta, no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).

A atividade faz parte do início da desmobilização das tropas que estão empregadas com o objetivo de combater crimes ambientais e transfronteiriços no contexto da operação Makuná III.

O Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, e o Adjunto de Comandando do CECMA, Subtenente Lúcio Mauro La Roque Dias, recepcionaram as autoridades e acompanharam a chegada da tropa ao Porto do CECMA.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter