Ministério da Defesa realiza encontro com Inspetoria Geral das Forças Armadas senegalesas para tratar de acordo de cooperação

Em reunião realizada nessa terça-feira (29), o Ministério da Defesa (MD), representado pelo Adido de Defesa do Brasil no Senegal, Capitão de Mar e Guerra Raphael Gustavo Frischgesell, esteve com o Inspetor Geral das Forças Armadas (IGFA) do Senegal, General de Divisão Elhadji Daouda Niang, para tratar dos temas ligados ao Acordo de Cooperação entre os países.

A iniciativa fortalece a confiança mútua entre os Estados e promove maior projeção do Brasil no cenário internacional e no concerto entre as nações. O Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa assinado em 2010 entre os governos do Brasil e do Senegal prevê, entre os objetivos: operações entre as Forças Armadas dos dois países; aquisição de produtos e serviços de defesa; treinamentos, estágios e cursos de formação. No momento, 37 militares senegaleses realizam formação em escolas militares no Brasil.

Além disso, as autoridades articularam detalhes da visita que o inspetor fará ao Brasil em abril. Conforme diretriz da Presidência da República do Senegal, o General Niang inspecionará a Missão Militar daquele país em Brasília, entre os dias 24 e 28 de abril, bem como irá cumprir agenda diplomática junto aos chefes militares locais.

Parceria diplomática e fortalecimento da defesa estratégica

O Senegal, incluindo sua zona econômica exclusiva, está no entorno estratégico do Brasil, de acordo com a Política Nacional de Defesa. Os países são parceiros, ainda, na Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS). Diferente da estrutura brasileira, o Estado Senegalês possui gabinete militar ligado ao presidente da República, integrado pela IGFA. A atribuição do setor é fiscalizar a Marinha, o Exército, a Força Aérea, a Guarda e a Polícia, nacionais.

Por Suellen Siqueira

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter