COBERTURA ESPECIAL - Africa - Naval

11 de Novembro, 2021 - 09:40 ( Brasília )

Missão de Assessoria Naval participa do Exercício “COSTEIREX 2021”, da Guarda Costeira de Cabo Verde


A Missão de Assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde (MANBCV) atuou, no período de 2 a 6 de novembro, na direção do Exercício “COSTEIREX 2021”, da Guarda Costeira de Cabo Verde (GCCV), realizado na cidade de Mindelo/CPV. Os militares da MANBCV foram os responsáveis pela elaboração dos cenários do exercício, bem como pela avaliação do seu planejamento e execução.

Durante o adestramento, foram gerados cenários de crimes transnacionais na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de Cabo Verde, como a Pesca Ilegal, não Declarada e não Regulamentada (IUU, sigla em inglês), o Tráfico de Entorpecentes e a Pirataria. Além desses, houve simulações de acidentes marítimos e aeronáuticos no interior da Região de Busca e Salvamento (SRR, sigla em inglês) de Cabo Verde.

O exercício contou com a participação de sete fuzileiros navais da Marinha Portuguesa, de uma aeronave Falcon 50, da Marinha Nacional Francesa, operando a partir de Dakar/SEN, além de militares da Guarda Nacional (Força Terrestre) e de controladores aéreos de Cabo Verde, que se somaram aos 129 militares e quatro meios da GCCV envolvidos.

A preparação das suas Forças Armadas tem impacto direto na capacidade de Cabo Verde se contrapor aos crimes transnacionais em suas águas jurisdicionais e, consequentemente, contribui com os interesses do Brasil na garantia da Segurança Marítima no Golfo da Guiné.


Exercício de ativação da estrutura SAR de Cabo Verde, nas instalações da Joint Rescue Center Coordination (JRCC-CV)


VEJA MAIS