COBERTURA ESPECIAL - Africa - Terrestre

27 de Julho, 2021 - 10:40 ( Brasília )

Centro de Operações de Paz mobiliza equipe para treinamento de tropas no Congo


No período de 19 a 23 de julho, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), sob a coordenação do Comando de Operações Terrestres, mobilizou militares brasileiros que conduzirão treinamento de tropas que atuam na República Democrática do Congo (FARDC).

Os brasileiros integrarão a Equipe Móvel de Treinamento de Selva – Jungle Warfare Mobile Training Team (JWMTT) – na Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO/RDC).



Os integrantes da equipe, 14 do Comando do Exército e um do Comando da Aeronáutica, são militares especializados em operações em ambiente de selva (capacitados pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva/CIGS). Os militares capacitarão a Brigada de Intervenção Rápida (FIB, sigla em inglês) da MONUSCO e as Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC).

Durante a semana, entre outras atividades, destacou-se a realização de videoconferências com o Comandante do Componente Militar da MONUSCO (Force Commander), General de Divisão Affonso da Costa, e o atual Sênior da JWMTT, Tenente-Coronel Flávio Luiz dos Prazeres.

Jungle Warfare

O JWMTT foi ofertado pelo Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU) em abril de 2019 por intermédio do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês), tendo sido desdobrado em junho de 2019. Desde então, o JWMTT vem contribuindo na capacitação de tropas no ambiente de selva na RDC.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

VEJA MAIS