CISMAR promove estágio prático para militares da Marinha Nacional de Camarões

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) recebeu, na primeira quinzena de julho, seis militares da Marinha Nacional de Camarões para o Estágio Prático sobre o Controle do Tráfego Marítimo.

O estágio faz parte de um acordo internacional com a Marinha Nacional de Camarões e contou com a participação de três Oficiais e três Sargentos daquele país, os quais vivenciaram a rotina do Centro de Controle do Tráfego Marítimo (CCTRAM), onde é realizado o monitoramento do tráfego marítimo de interesse da Marinha do Brasil (MB).

Durante cinco dias, foram realizadas diversas apresentações, estudos de caso e prática dos sistemas de monitoramento marítimo, uma oportunidade para a troca de experiências entre os operadores de ambos os países.

Temas como vigilância nas Áreas de Proteção Ambientais, nos Monumentos Naturais Marinhos, nas águas sobrejacentes aos cabos submarinos, sobre embarcações pesqueiras nacionais e estrangeiras, e também em outras áreas de interesse, foram abordados durante o estágio por meio de diversas fontes, como o Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo e o Sistema de Identificação e Acompanhamento a Longa Distância.

Os camaroneses também visitaram a Escola Naval e o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, conhecendo de perto a formação dos Oficiais da Marinha, em especial, dos aspirantes camaroneses que ali cursam, e a atividade de Patrulha Naval.

O intercâmbio foi uma oportunidade para promover e disseminar a doutrina de Controle Naval do Tráfego Marítimo e a sua aplicação prática, assim como permitir o estreitamento de laços entre as Marinhas do Brasil e de Camarões, contribuindo para o incremento da Consciência Situacional Marítima no Atlântico Sul.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter