COBERTURA ESPECIAL - Africa - Terrestre

05 de Julho, 2021 - 09:20 ( Brasília )

CCOPAB promove Estágio de Coordenação Civil-Militar


Entre os dias 28 de junho e 2 de julho, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC, sigla em inglês). O objetivo do evento foi preparar militares, policiais e civis para funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU).

A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em duas fases: a primeira, na modalidade de ensino a distância, abordou temas do Core Pre-Deployment Training Material e durou duas semanas. A segunda, presencial, concentrou-se em assuntos do Specialised Training Material e durou uma semana.

 

Fizeram parte dessa edição 35 estagiários: 14 militares do Exército Brasileiro, 2 da Força Aérea, 4 da Marinha do Brasil e 11 policiais militares oriundos do Rio Grande do Sul, de Alagoas, da Bahia, de Pernambuco e de Santa Catarina. A rede brasileira de pesquisa sobre operações de paz (Rebrapaz) participou do CIMIC com quatro integrantes do curso de Relações Internacionais da PUC-RJ.

Além do corpo docente e instrutores convidados, ministraram palestra no evento o representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Gabriel Valladares; a Oficial de Ligação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Silvia Corradi Sander; e o representante do Exército da Argentina, Coronel Veterano Víctor Manual Núnez.

Estágio de Coordenação

O processo de ensino-aprendizagem foi consolidado mediante a utilização do exercício baseado em cenário denominado Carana, um país fictício localizado em uma ilha fictícia (Kisiwa) na costa leste da África.

O tema Carana foi desenvolvido em 2002-2003 por especialistas, no Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (UN DPO). O Estágio de CIMIC do CCOPAB foi certificado pelo Serviço de Treinamento Integrado (ITS, sigla em inglês) do Departamento de Operações de Paz da ONU.


 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Expansão Chinesa

Expansão Chinesa

Última atualização 26 OUT, 22:00

MAIS LIDAS

Africa