CCOPAB promove Estágio de Coordenação Civil-Militar

Entre os dias 28 de junho e 2 de julho, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC, sigla em inglês). O objetivo do evento foi preparar militares, policiais e civis para funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU).

A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em duas fases: a primeira, na modalidade de ensino a distância, abordou temas do Core Pre-Deployment Training Material e durou duas semanas. A segunda, presencial, concentrou-se em assuntos do Specialised Training Material e durou uma semana.

 

Fizeram parte dessa edição 35 estagiários: 14 militares do Exército Brasileiro, 2 da Força Aérea, 4 da Marinha do Brasil e 11 policiais militares oriundos do Rio Grande do Sul, de Alagoas, da Bahia, de Pernambuco e de Santa Catarina. A rede brasileira de pesquisa sobre operações de paz (Rebrapaz) participou do CIMIC com quatro integrantes do curso de Relações Internacionais da PUC-RJ.

Além do corpo docente e instrutores convidados, ministraram palestra no evento o representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Gabriel Valladares; a Oficial de Ligação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Silvia Corradi Sander; e o representante do Exército da Argentina, Coronel Veterano Víctor Manual Núnez.

Estágio de Coordenação

O processo de ensino-aprendizagem foi consolidado mediante a utilização do exercício baseado em cenário denominado Carana, um país fictício localizado em uma ilha fictícia (Kisiwa) na costa leste da África.

O tema Carana foi desenvolvido em 2002-2003 por especialistas, no Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (UN DPO). O Estágio de CIMIC do CCOPAB foi certificado pelo Serviço de Treinamento Integrado (ITS, sigla em inglês) do Departamento de Operações de Paz da ONU.


 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter