COBERTURA ESPECIAL - Africa - Terrestre

22 de Setembro, 2020 - 12:25 ( Brasília )

Guerreiros de selva encerram missão de treinamento de militares da República Democrática do Congo


No dia 22 de setembro, a equipe móvel de treinamento brasileira encerrou os trabalhos sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), junto à Missão das Nações Unidas para Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO). Integrada por especialistas em guerra na selva, a equipe foi responsável pelo treinamento de um efetivo de mais de 1.200 soldados daquele país africano durante os 15 meses de trabalho na MONUSCO.

A equipe é composta por 13 militares, sendo 11 do Exército Brasileiro, um da Marinha do Brasil e um da Força Aérea Brasileira, todos guerreiros de selva especializados no Centro de Instrução de Guerra na Selva. É a primeira vez na história das Nações Unidas que uma equipe com essa especialidade é empregada para conduzir um treinamento nas tropas desdobradas na área de conflito.

 

A equipe móvel de treinamento, intitulada de Jungle Warfare Mobile Training Team (JWMTT), iniciou sua missão na MONUSCO em 23 de junho de 2019. Sua principal missão foi cooperar na capacitação dos batalhões da Brigada de Intervenção da Força - Force Intervention Brigade (FIB) – e, eventualmente, dos batalhões da Forças Armadas da República Democrática do Congo, no que tange ao planejamento e à execução de operações na selva, com a finalidade de contribuir com a neutralização dos grupos armados e com a proteção dos civis.

No dia 18 de setembro, os militares do Brasil foram agraciados com a Medalha das Nações Unidas, destinada aos Peacekeepers (Soldados da Paz), em reconhecimento aos serviços prestados como membro da MONUSCO, após terem completado três meses de missão. A solenidade ocorreu no Quartel-General da MONUSCO, na cidade de Goma, RDC, sendo presidida pelo General francês Thierry Lion, respondendo pelo Comando da Força, que condecorou os brasileiros.

Fonte: MONUSCO

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Prosub

Prosub

Última atualização 24 OUT, 19:53

MAIS LIDAS

Africa