Force Commander realiza visita operacional à região Norte da República Democrática do Congo

Nos dias 4 e 5 de julho de 2019, o Force Commander da MONUSCO, Gen Div Elias Rodrigues Martins Filho, realizou uma visita operacional à região Norte da República Democrática do Congo (RDC), área onde a intensa atuação de grupos armados e um grave surto de ebola fortemente vitimizam a população congolesa.

No primeiro dia da visita, o Force Commander participou de audiência com o governador da Província de Ituri, acompanhado pelo Comandante do Setor Norte da MONUSCO e pelo Chefe do escritório regional da Organização nas Nações Unidas (ONU). Ainda na mesma data, o Gen Elias reuniu-se com oficiais generais das Forças Armadas da RDC (FARDC) para tratar do emprego das forças em operações militares futuras.

No dia 5 de julho, o realizou duas visitas de inspeção a bases militares temporárias, localizadas nas proximidades das cidades de Loda e Roe. Em torno dessas localidades encontram-se acampadas mais de 12.000 pessoas (IDPs), desalojadas nos últimos conflitos na região de Djugu. Na oportunidade, o Force Commander recebeu briefings detalhados e emitiu diretrizes para o desenvolvimento das operações de combate aos grupos armados e de proteção à população.

Finalizando as atividades, o Gen Elias participou de uma cerimônia de entrega de medalhas no Batalhão do Malauí (MALBATT), onde prestou homenagem aos militares que pereceram na Operação Usalama Centre, desencadeada contra o Grupo Armado ADF em novembro de 2018.

Fonte: MONUSCO

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter