Nigéria – Maior Economia da África

Nota DefesaNet,

Notícia de transcedental importância que mostra a importância da econômia Oil & Gas, na transformação da Nigéria. Gera um crescimento explosivo, no qual o Brasil tem assistido de forma inerte.

O editor

A Nigéria superou a África do Sul como a maior economia da África após uma revisão nos cálculos, e quase dobrar o seu produto interno bruto, mostraram estatísticas oficiais, neste domingo.

O PIB de 2013 do maior produtor de petróleo da África totalizou 80,22 trilhões de nairas ou 509,9 bilhões de dólares, disse o Departamento de Estatísticas da Nigéria.

Esse novo resultado modifica a relação dívida-PIB da Nigéria para 11 por cento em 2013, contra 19 por cento em 2012, acrescentou o chefe de estatísticas Yemi Kale, na capital Abuja.

A maioria dos governos revisa o cálculo do PIB, de tempos em tempos, para refletir mudanças, mas a Nigéria não havia feito isso desde 1990. Setores como o comércio on-line, telefonia celular e a indústria de filmes chamada de "Nollywood" tiveram de ser incluídas para formar um cenário mais preciso.

Com investidores estrangeiros prestando mais atenção no país, a Nigéria foi forçada a calcular mais precisamente suas estatísticas, inclusive o PIB, disse Kale, acrescentando que o ano base seria recalibrado a cada cinco anos, de acordo com normas globais.

A Nigéria, país mais populoso da África, com 170 milhões de pessoas, vem crescendo como um destino de investimentos estrangeiros, devido ao tamanho do seu mercado consumidor e ao crescimento do seu mercado de capitais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter