COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

22 de Fevereiro, 2022 - 10:10 ( Brasília )

5ª DE amplia apoio à Defesa Civil com ativação da 14ª Cia E Cmb


Com o objetivo de ampliar o poder de combate para o cumprimento de missões relacionadas à Defesa Externa e à Defesa Civil no âmbito da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), foi ativado o Núcleo da 14ª Companhia de Engenharia de Combate (14ª Cia E Cmb), em Tubarão, no Sul de Santa Catarina.

Uma das missões da nova organização militar é preparar o efetivo especializado e equipamento adequado para ações de apoio à Defesa Civil, frente aos desastres naturais que ocorrem com frequência no Estado de Santa Catarina. Além disso, estar em condições de participar de exercícios e Missões de Paz de caráter humanitário.



"A criação da Companhia de Engenharia potencializa a atuação 14ª Brigada para responder a qualquer desastre natural que possa ocorrer na região de Tubarão. É a mão amiga do Exército Brasileiro em prol da sociedade", destaca o General de Exército Arruda, chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC).

A solenidade oficial de ativação foi realizada no último dia 18 de fevereiro, no pátio de formatura da 3ª Companhia de Infantaria Motorizada, sede onde vai ser constituída toda a estrutura da Companhia de Engenharia.

O Núcleo da 14ª Cia E Cmb é um projeto estratégico do Estado-Maior do Exército, iniciado em 2020 e gerenciado pela 5ª DE. A implantação será feita em três fases, com o término previsto para 2025.



A 3ª Companhia de Infantaria Motorizada será desativada em 31 de dezembro de 2022. "É uma Companhia de Engenharia vocacionada para a missão principal da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que é de apoio humanitário", afirma o General de Divisão Castro, Comandante da 5ª Divisão de Exército.

O Sul de Santa Catarina já enfrentou vários eventos climáticos como enchentes e furacão, o que deixa a região em alerta constante e aumenta ainda mais a importância da implantação da Companhia de Engenharia.



"Tubarão, que é uma região de instabilidades climáticas marcada por enchentes históricas e outras intempéries, recebe uma Companhia capaz de responder de prontidão a qualquer evento desse tipo", afirma o General de Brigada Abreu, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 27 MAI, 12:00

MAIS LIDAS

Mão Amiga