COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Defesa

22 de Fevereiro, 2022 - 10:00 ( Brasília )

Comando Conjunto Leste emprega meios da FAB na Operação Petrópolis

DTCEA-PCO participa da força-tarefa de ajuda à Petrópolis

Desde o dia 17 de fevereiro de 2022, o Comando Conjunto Leste (C Cj L) emprega representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) nas operações de apoio à população da cidade de Petrópolis.

Com a missão principal de instalar uma Rádio Aeronáutica (AFIS), fez-se necessário instalar outros equipamentos, como uma antena remota para enlace satelital, analisadores de espectro, rádio, gravadores de comunicação, entre outros, aumentando a consciência situacional do tráfego aéreo na localidade.

A equipe é composta por aviadores, operadores de rádio, controladores de voo e especialistas em elétrica, eletrônica e eletromecânica e está em condições de ser empregada diuturnamente.

DTCEA-PCO participa da força-tarefa de ajuda à Petrópolis¹

Em decorrência da chuva extrema que atingiu a cidade de Petrópolis (RJ), região serrana do Rio de Janeiro, militares do efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (DTCEA-PCO) estão desde o dia 15/02 no município prestando apoio à população. A Organização Militar (OM) enviou duas equipes e duas viaturas para ajudar a Defesa Civil a chegar nas localidades que necessitavam de ajuda. 

A cidade está tomada por lama, casas destruídas, carros danificados e diversas famílias perderam as suas residências por conta dos deslizamentos de terra. Outras tiveram que deixar seus lares por morar em área de risco. 

Em função das péssimas condições, o acesso a bairros ainda isolados pelos deslizamentos, está acontecendo a pé, por motos ou veículos 4x4. O DTCEA-PCO está deslocando viaturas para a região para dar prosseguimento ao trabalho de apoio.

Até o momento, já foram transportadas mais de 11 toneladas de alimentos, vestuários, água e itens de higiene. As doações foram organizadas na última sexta-feira (18/02) em um novo centro de arrecadação, localizado em Itaipava (RJ). Ao todo são 19 militares e uma servidora civil responsáveis pela triagem e distribuição dos donativos. 

O outro grupo composto por cinco militares atuou em um dos centros de distribuição, recebendo, organizando e distribuindo as doações. A atuação aconteceu das 07h às 21h. 

“O DTCEA-PCO segue trabalhando para ajudar a cidade de Petrópolis se reerguer, estamos de prontidão, aguardando diretrizes para auxiliar no que for necessário”, explica o Comandante do Destacamento, Major Aviador Pedro Henrique Gerwing Oliva.

Ações de resgate e apoio na Operação Petrópolis conta com mais de 800 militares

Já conta com mais de 800 militares o apoio do Ministério da Defesa, por meio do Comando Conjunto Leste, aos órgãos da Defesa Civil no município de Petrópolis, atingido por fortes chuvas. Os militares das três Forças – Marinha, Exército e Força Aérea – trabalham de forma integrada e coordenada.

A logística da operação, iniciada em 16 de fevereiro, emprega equipamentos de engenharia, como retroescavadeira, pá carregadeira e motosserras, além de viaturas de transporte de material e ambulâncias. Aeronaves militares foram utilizadas na operação, colaborando, em especial, para o monitoramento e reconhecimento das áreas mais atingidas em decorrência das fortes chuvas na cidade.



O apoio do Comando Conjunto Leste ocorre de forma diuturna. O caminhão utilizado no comando e controle da operação é uma unidade móvel que proporciona chamadas de vídeoconferências, apoio à tecnologia da informação e monitoramento das tropas no terreno, entre outras capacidades de comunicações.

¹
com Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz E Major Oliveira Lima


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 27 MAI, 15:00

MAIS LIDAS

Mão Amiga