Ministério da Defesa destaca contribuições à sociedade nos últimos 100 dias

Suellen Siqueira

O Ministério da Defesa, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica realizam uma série de ações conjuntas e promovem entregas que beneficiam a população brasileira.

Nos últimos 100 dias, as Forças Armadas conduziram operações de segurança e combate a ilícitos, ações de apoio e proteção à população atingida por desastres naturais; executaram obras de engenharia, desenvolveram projetos estratégicos, tecnológicos e de modernização; além de coordenar programas sociais, esportivos e de atendimento às comunidades, como o Forças no Esporte e João do Pulo.

Com o objetivo de contribuir com a segurança nos estados de São Paulo e Paraná, a Marinha conduziu, em setembro de 2021, a Operação Ágata-Arco-Sul-Sudeste, nas regiões de fronteira marítima, fluvial e terrestre.

A atuação, que contou com a presença dos órgãos de Estado, promoveu a instalação de postos de controle de trânsito nas rodovias e estradas, patrulhamentos ostensivos e uso de novas tecnologias, entre outras atividades. Militares foram capacitados, ainda, para atuar no Centro Integrado de Operações de Fronteira, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O Exército, por sua vez, realizou obras de engenharia em diversas regiões do País, como a recuperação de rodovias nos municípios de Bacabeira, Miranda do Norte e no Estreito dos Mosquitos, no estado do Maranhão.

Já as cidades baianas de Ilhéus, Barreiras e Caetité, foram beneficiadas por obras remanescentes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. A Força Aérea prossegue no desenvolvimento do Projeto FX-2 Gripen, que moderniza a frota de aeronaves militares.

Em novembro de 2021, foram recebidos pelo Comandante da Força quatro caças da SAAB, na Suécia, com previsão de chegada ao Brasil no início de 2022.

Além da modernidade, a tecnologia nacional contempla novas aeronaves de transporte KC-390 Millenium e o desenvolvimento do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais. A Aeronáutica atua continuamente no apoio à saúde, no transporte de órgãos para transplantes.

Durante os 100 últimos dias, o Ministério da Defesa realizou ações relevantes, como a assinatura do Protocolo de Intenções entre o MD e a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia; a operação de sistemas integrados para alerta de desmatamento, com uso de radar orbital e de alerta de queimadas para proteção da Amazônia; e entrega de obras de infraestrutura e equipamentos pelo Programa Calha Norte.

Assistência humanitária

Desde o dia 11 de dezembro, as Forças Armadas participam ativamente das ações para amenizar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia, em cooperação com os órgãos de Defesa Civil e municipais.

Até o momento, mais de 200 toneladas de donativos foram transportadas com o apoio logístico dos militares. As Forças têm atuado na preservação de vidas, fazendo chegar, ainda, profissionais de saúde, água potável, medicamentos e doações às localidades afetadas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter