Apronto operacional marca o início da segunda fase da Operação Alagoas II

início da segunda fase da Operação Alagoas II foi marcado pelo apronto operacional envolvendo todas as instituições que participarão do exercício. A atividade ocorreu no pátio de formaturas do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), na tarde da quarta-feira, 3 de novembro.

Mais de 15 órgãos municipais, estaduais e federais das áreas de saúde, segurança pública, defesa civil e inteligência estiveram presentes na solenidade, apresentando seus materiais e recursos humanos, os quais serão utilizados durante todo o exercício de simulação da Defesa Civil.

De acordo com Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, o exercício vem para aperfeiçoar a pronta resposta dos órgãos envolvidos em uma possível situação de calamidade pública. Todas as ações desenvolvidas durante o adestramento serão coordenadas pela Defesa Civil do município.

Após o apronto operacional, os representantes das agências envolvidas na Operação participaram de uma reunião, no auditório do 59º BI Mtz, para coordenar o desenvolvimento das situações simuladas que acontecerão em pontos específicos do bairro do Pinheiro e áreas circunvizinhas.  

Operação Alagoas

A Operação Alagoas II é um exercício de apoio à Defesa Civil que visa estabelecer uma pronta resposta às mais diversas situações de calamidade pública. É desenvolvida como parte da Operação Guararapes, um exercício de operações militares conduzido pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE),  vocacionado para a manutenção da operacionalidade das tropas, com foco na garantia da soberania nacional e na integridade territorial, nas ações de defesa externa, nas operações interagências e na ajuda humanitária.

Presenças

A solenidade contou com as presenças do Comandante da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli; do Comandante 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro; do Vice-Prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa; do Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência, Joiro Araújo; do Comandante-Geral da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Wellington Bittencourt Maranhão de Araújo; do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Coronel André Alessandro Medeiros de Oliveira; bem como integrantes dos órgãos envolvidos.

Na atividade, foram respeitadas todas as medidas sanitárias contra a covid-19.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter