COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Aviação

27 de Outubro, 2021 - 07:07 ( Brasília )

ACISO leva saúde e cidadania para as populações carentes no norte do País

Foram ofertadas especialidades médicas e atendimento odontológico na cidade de Ananindeua (PA)

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), em parceria com a Prefeitura de Ananindeua (PA), promoveu no dia 16 de outubro a Ação Cívico-Social (ACISO) do ano de 2021. O evento contou com o apoio do Comando Aéreo Norte (I COMAR), da Ala 9 e da Base Aérea de Belém (BABE), e foram ofertadas especialidades médicas e atendimento odontológico às comunidades mais carentes. Durante o cerimonial de abertura, a Banda de Música da BABE proporcionou momentos de lazer ao longo da manhã, tocando canções conhecidas da população.

A ACISO contou com uma extensa equipe de profissionais médicos e dentistas, que fizeram os atendimentos em especialidades nas quais há uma demanda reprimida muito grande no município, como enfatizou o prefeito de Ananindeua, Daniel Barbosa Santos, “Para nós, essa parceria é fundamental, trazendo especialidades que não temos em nossa rede pública. Se não fosse a ajuda da Força Aérea Brasileira, o nosso programa assistencial ficaria bem mais difícil”, comenta.

Para os profissionais que prestam o atendimento, o acolhimento desta parcela da população mais necessitada torna-se uma experiência muito gratificante, pois além de promover saúde, também é uma questão de amor ao próximo. Para o Major Médico Paulo Henrique Nunes Pereira, a ACISO traduz a missão da FAB. “Essa ação aproxima a FAB da população mais necessitada e, na área da saúde, há um significado ainda mais especial, pois os muros do hospital são ultrapassados e chegamos até pessoas que não têm a possibilidade de obter um tratamento de maior qualidade”, ressaltou.

Além das especialidades médicas, a ACISO também disponibilizou atendimento odontológico, atividade de escovódromo e orientação de saúde oral para adultos e crianças, focando no tratamento preventivo. Para dar o apoio às necessidades da população, foi montada uma clínica odontológica de campanha, na qual foram realizados diversos tipos de procedimentos clínicos. Para o Chefe da Divisão Odontológica do HABE, Capitão Dentista Alysson Cruz de Freitas, “sabemos que não vamos conseguir abraçar todas as necessidades, mas estamos fazendo o melhor possível, que é o nosso papel como cidadãos e como membros das Forças Armadas”, disse.

Para o Diretor do HABE, Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijó, a ação foi coroada de êxito, contabilizando mais de 500 atendimentos, sendo as especialidades mais procuradas a Endocrinologia, Cardiologia, Clínica Médica e atendimentos odontológicos. Além disso, foram realizados eletrocardiogramas e exames de ultrassonografia. “Os profissionais de saúde da Força Aérea, além de sua missão institucional, têm uma forte preocupação social com essa parcela mais carente da população e, por meio de ações como essa, promovem saúde aos mais necessitados”, finalizou.

Fotos: Cabo Patricio / HABE


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Prosub

Prosub

Última atualização 01 DEZ, 08:08

MAIS LIDAS

Mão Amiga