Marinha realiza campanha de doação de sangue

Programa Pátria Voluntária no Com1ºDN

A Diretoria de Saúde da Marinha (DSM) e o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizaram campanha de doação de sangue no âmbito do Programa Pátria Voluntária, em 4 de agosto.

A ação mobilizou militares da DSM e do Hospital Naval Marcílio Dias, além de funcionários do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti que, utilizando as instalações do Salão Histórico do Com1ºDN, receberam os voluntários das diversas organizações militares da Marinha, coletando 136 bolsas de sangue que reforçarão os estoques das instituições.

O Programa Pátria Voluntária é uma iniciativa do Governo Federal que visa estimular ações solidárias na sociedade, entre elas, ampliar doações para os bancos de sangue de Hemocentros, principalmente em momento de baixa nos estoques.

Militares da Marinha doam sangue no litoral piauiense

Militares da Capitania dos Portos do Piauí participaram de ação de doação de sangue, no dia 4 de agosto, no Centro de Hematologia e Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), em Parnaíba (PI), contribuindo para elevar os estoques de sangue durante a pandemia da Covid-19.

A Assistente Social do Hemopi, Izabel Cristina Machado Soares, ressaltou que a Marinha tem ajudado o órgão no abastecimento de sangue, principalmente nesse período de pandemia. “O Hemopi agradece à Marinha que sempre está pronta a atender as nossas solicitações”, disse.

Centenas de militares doam sangue na Bahia

Mais 780 militares do Comando Conjunto Bahia participaram, voluntariamente, de uma campanha de doação de sangue à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), no período de 8 de junho a 31 de julho. Com uma média de 20 doações por dia, a ação foi voltada à elevação dos estoques de bolsas de sangue da Fundação, que se encontravam em níveis críticos, além de estimular a participação da sociedade civil.

Desde março de 2020, o Comando Conjunto Bahia tem mobilizado seus efetivos para a doação de sangue. Essa foi a 16ª participação de militares em ações desse tipo. O Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha, Exército e Força Aérea, atua no apoio às áreas de saúde e segurança em todo o estado baiano na mitigação dos efeitos da Covid-19.

GptFNRG apoia atividades contra a Covid-19

O Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) prestou, no período de 18 a 29 de julho, apoio logístico às prefeituras do Rio Grande e de São José do Norte (RS), durante atuação da vigilância sanitária da Prefeitura do Rio Grande nas barreiras sanitárias e Campanha de Vacinação.

Foram realizadas também desinfecções e descontaminações nessas cidades, pela equipe de Resposta Rápida de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica em instalações públicas, unidades militares, hospitais, logradouros, fachadas públicas e ambientes com grande circulação de pessoas.

O GptFNRG prestou, ainda, apoio durante a Campanha de Vacinação da cidade do Rio Grande, realizada nos dois shoppings da cidade, por meio da organização das filas e da segurança dos locais de aplicação das vacinas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter