COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Aviação

27 de Julho, 2021 - 09:00 ( Brasília )

FAB realiza transporte de onça-pintada de São Paulo para Rio Grande do Sul

A aeronave decolou de Guarulhos na manhã deste sábado (24), e pousou à tarde, em Canoas

Tenente Letícia Faria E Major Bazilius


A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, neste sábado (24), em aproveitamento de uma missão já prevista, o transporte de uma onça-pintada. O felino, um macho, estava no Instituto Mata Ciliar, em Jundiaí (SP), e foi levado para o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, município do Rio Grande do Sul. A aeronave, FAB 2341 - C-95 Bandeirante, pertencente ao Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5° ETA), decolou de Guarulhos (SP) às 10h35 (horário de Brasília), com destino à Ala 3, em Canoas (RS), onde pousou às 13h05.

O macho, que se chama Cheetos, tem três anos e dez meses e pesa cerca de 80 quilos. Ele será parceiro da Mimosa, fêmea que já reside no Zoológico. A intenção é que, além da companhia, possam gerar filhotes da espécie que sofre com a redução das suas populações. Na aeronave, a onça foi acompanhada pela Gestora do Parque Zoológico e Médica Veterinária, Caroline Weisshermer Costa Gomes, e pela Bióloga do Parque Zoológico, Vanessa Souza Silva.

A Bióloga da Ala 3, Tenente Ana Carolina Pontes Maciel, que acompanhou o desembarque do animal e o transporte até o Zoológico, destacou que a participação da Força Aérea Brasileira na logística de apoio ao projeto reforça o compromisso com o meio ambiente. “Ombro a ombro com Instituições de peso, que são referências na área, pudemos contribuir com a logística que viabilizará a reprodução da espécie. Isso reforça a importância do papel dos zoológicos nesse processo, e aproxima a FAB dos projetos de conservação da fauna nativa”, salienta a Oficial.

E, de acordo com o piloto da aeronave, Tenente Aviador Jepherson Balbino Duarte Oliveira, a missão foi especial. "Representa nosso papel de auxiliar a população, ajudando na missão de preservar um animal em extinção", comenta.

Transporte da onça-pintada

O transporte aéreo realizado pela FAB é fruto das ações entre o Programa Nacional de Conservação de Onças-Pintadas, promovido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, e a Força Aérea Brasileira, que viabiliza o cumprimento da missão.

A Gestora do Parque Zoológico e Médica Veterinária, Caroline Weisshermer Costa Gomes, conta acerca do objetivo da missão. “A intenção é juntar estes dois animais para que possam reproduzir. A Força Aérea Brasileira foi fundamental para a gente, em toda logística no transporte desse animal, vindo de São Paulo para o Rio Grande do Sul”, explica.

Já a Bióloga do Parque Zoológico, Vanessa Souza Silva, comentou sobre a atuação na missão. “Nosso sentimento é de alegria, de cumprir com nosso papel na conservação. Foi um trabalho que uniu várias Instituições e é isso que faz a diferença”, finaliza.  

Fotos: Tenente Dos Santos e Tenente Ana Maciel / Ala 3