Militares fazem mais de 43 mil doações de sangue para reforçar estoques dos hemocentros

Soraya Brandão

Como gesto de solidariedade e de amor ao próximo, por anos, militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de servidores da Defesa, de forma voluntária, auxiliam os hemocentros com doação voluntária de sangue. Hoje, em que se comemora o Dia Internacional do Doador de Sangue, o Ministério da Defesa parabeniza esses heróis anônimos, que salvam vidas com seu desprendimento e engajamento.

Em apoio à Operação Covid-19, mais de 43 mil doações foram feitas por militares das três Forças, nas cinco regiões do Brasil. E essa participação é estendida à Campanha “Bora Doar Sangue”, do Programa Pátria Voluntária, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde.

O nobre ato de doar

O Dia Internacional do Doador de Sangue foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, para homenagear doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que salva milhares de vidas.

A doação de sangue é segura e rápida. Não traz risco ao doador e é feita em menos de uma hora. Os 450 ml de sangue doados são repostos pelo organismo em 24h e podem fazer diferença significativa na vida de até quatro pessoas necessitadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, no Brasil, 16 a cada mil habitantes doaram sangue, correspondendo à época a 1,6% da população brasileira. Mesmo estando dentro dos parâmetros preconizados pela OMS, essa proporção não é suficiente para atender às necessidades dos hemocentros do País, informa a Pasta da Saúde.

Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém doam mais de 300 bolsas de sangue¹

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) e o Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Belém (SEREP-BE), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA), realizaram a segunda campanha de doação de sangue de 2021 com os militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE). A ação somou mais de 300 doações, no período de 07 a 11 de junho.

A parceria entre a GUARNAE-BE e o HEMOPA visa contribuir com a reposição dos estoques de sangue e conscientizar a população para a importância do gesto. “Com essa ação, a Guarnição de Aeronáutica de Belém demonstra mais uma vez o quanto é importante o apoio à população paraense, principalmente nesse momento de pandemia.

Nós, militares da FAB, somos parte integrante dessa sociedade e estamos prontos para levar a ajuda necessária”, ressaltou o Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. 

O Diretor do HABE, Coronel Médico Jorge Antônio Carvalho Feijó, falou da importância do ato. "Doar sangue é um ato de amor ao próximo, uma questão de responsabilidade cívica. Nós estamos sempre engajados nesta campanha, incentivando os militares da Guarnição a contribuir para manter o estoque do banco de sangue do HEMOPA abastecido”, comentou.

Além das doações de sangue, também foram realizados 56 cadastros no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

 

De acordo com orientações divulgadas pela OMS, para doar sangue a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, e procurar o hemocentro mais próximo.

Confira as regras para doação.
• Homens e mulheres com idade entre 16 e 68 anos;
• Ter acima de 50 quilos;
• Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
• Estar bem alimentado e descansado;
• As parturientes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto;
• Se estiver gripado, esperar, no mínimo, sete dias após a recuperação para poder doar;
• Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

¹ Com Agência Força Aérea – Fonte: HABE, por Tenente Susan e Tenente GabrielleTenente-Coronel Rocha

Fotos: Divulgação / Minitério da Defesa e Cabo Patrício/HABE

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter